Uberlândia inaugura ciclofaixa de 3 Km aos domingos

Nossos Municípios

Com três quilômetros de extensão, teve início hoje o projeto da Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), a Ciclofaixa de Lazer. O trecho escolhido para a implantação é na avenida Anselmo Alves dos Santos, partindo do Estádio João Havelange até os arredores do Parque do Sabiá.

A ciclofaixa funcionará todos os domingos das 8h às 12h sinalizada por cones em todo o percurso. De acordo com o prefeito Gilmar Machado, a intenção é melhorar o transporte na cidade e incorporar em definitivo a bicicleta no tráfego urbano. “É uma medida que humaniza o trânsito, pois orienta os outros veículos dos cuidados para com ciclistas ao passo que entende-se a necessidade do compartilhamento da via pública com respeito a todos”, afirmou.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Apenas uma faixa da avenida Anselmo Alves dos Santos é liberada ao tráfego de veículos. Agentes de trânsito fizeram a segurança do local e a orientação dos usuários da ciclofaixa. A intenção da Settran é que o projeto seja ampliado posteriormente para outros trechos. “Pretendemos avançar para garantir 20 quilômetros em faixa exclusiva de lazer para a cidade. O objetivo é transformar esse espaço urbano tão carregado em um espaço de integração. Sabemos que os carros têm uma preferência na questão da mobilidade e a ciclofaixa é uma forma de invertermos essa lógica colocando a bicicleta num lugar de destaque”, avaliou Alexandre Andrade, secretário municipal de Trânsito e Transportes.

O projeto incentiva ainda a população no uso da bicicleta como meio de transporte, além de oferecer mais uma opção de passeio, prática de atividade física, qualidade de vida, integração, convívio e cidadania.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

O laboratorista Manoel Genival Ramos tem o hábito de pedalar diariamente 32 quilômetros. Para ele a bicicleta é um meio de transporte para o trabalho e um equipamento de lazer nos finais de semana. “Sempre pedalo e já passei por várias situações de perigo, inclusive como vítima de acidente. A ciclofaixa é muito interessante, pois há tempos vemos projetos assim nas grandes capitais e Uberlândia merecia algo semelhante, visto que aqui tem muitos ciclistas”, disse.

Secom PMU