Uberlândia inaugura novas salas de Educação para Jovens e Adultos

Nossos Municípios

Com a proposta de oferecer uma melhor chance para pessoas que, por qualquer motivo, não concluíram o ensino fundamental ou o médio na idade apropriada, a Prefeitura de Uberlândia inaugurou nesta segunda-feira (23), duas salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Municipal Maria Carlota de Andrade Marques, no bairro Jardim Célia. Além dos 560 alunos atendidos nos períodos da manhã e tarde, a unidade escolar passa a atender a partir de agora mais 40 alunos do EJA, no período noturno.

Uberlândia atende atualmente mais de 3 mil alunos em uma ação de estímulo aos jovens e adultos, proporcionando regresso à sala de aula.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA), Maria Geralda Ferreira Santana, esta é uma oportunidade para que o cidadão tenha acesso à educação e consiga concretizar os estudos, facilitando o acesso mais perto de casa para aqueles que estavam afastados da escola. “Devido as condições de vida e de trabalho muitos não tiveram a oportunidade de terminar os estudos. As salas no período noturno darão a oportunidade educacional adequada em relação aos  interessados”, disse.

A diretora da escola, Belinda Calabri, conta que a abertura das salas surgiu devido a grande demanda de pessoas que procuravam a escola para concluir os estudos. “Já encerramos as inscrições e percebemos que ainda tem muita gente aqui do bairro que quer se alfabetizar. A nossa intenção é futuramente abrir mais turmas”, ressaltou.

O pedreiro João Carlos Sorvan não conseguiu completar o ensino fundamental devido à ajuda que ele tinha que dar em casa quando criança. Ele conta que terminar os estudos significa realizar um antigo sonho. “Como trabalhei desde pequeno não tive a chance te terminar meus estudos, agora com a escola perto de casa é só sair do serviço, passar em casa e vir para a escola”, contou.

“Entendemos que a oferta da EJA é uma política de inclusão social, além de ser uma oportunidade para que as pessoas recuperem o tempo perdido”, afirmou o prefeito Gilmar Machado.

Secom PMU