Uberlândia intensifica acolhimento da população prisional

Nossos Municípios

Projeto “Além das Grades”, da Secretaria Municipal de Saúde, oferece promoção da saúde e prevenção de doenças à população prisional, bem como aos familiares

Para garantir o acesso das pessoas privadas de liberdade aos cuidados de saúde, a Prefeitura de Uberlândia, em parceria com a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais e Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), criou o projeto “Além das Grades”, que busca oferecer um ponto de atenção primária dentro do sistema prisional do município, bem como orientação aos familiares. A princípio, uma equipe da rede municipal fortalecerá as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças já existentes na Penitenciária Pimenta da Veiga e no Presídio Jacy de Assis.

O trabalho preventivo dentro do sistema prisional faz parte das ações de cuidados desde o início da atual gestão. Desde 2017, são realizadas palestras e ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e Tuberculose. Com o projeto, que começou a ser implantado no início de junho, todo o acolhimento tem sido intensificado, segundo o secretário de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha.

“Estamos fortalecendo as ações de prevenção e promoção da saúde, realizando programas de educação permanente, acompanhamento e autocuidado inclusive das doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e orientações de planejamento familiar, entre outros. São ações que garantem mais cuidados preventivos e acesso ao sistema de saúde à população prisional”.

Nesta fase inicial, uma equipe composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e um auxiliar de saúde bucal tem realizado o atendimento Penitenciária Pimenta da Veiga e no Presídio Jacy de Assis.  A expectativa é que até meados de julho, cada unidade prisional tenha sua própria equipe de atenção primária, além dos profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf).

ASCOM Uberlândia