Uberlândia: Médicos do Provab apresentam trabalhos junto à comunidade no município

Nossos Municípios

Sete médicos do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab) vão apresentar os projetos desenvolvidos junto à comunidade durante a atuação na rede municipal de saúde. O evento será nesta quinta-feira (22), às 14 horas, no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Além de apresentar os projetos, os profissionais vão compartilhar os conhecimentos adquiridos atuando na atenção primária e estabelecer novas perspectivas profissionais a partir destas experiências.

Com atuação nas equipes de saúde da família do município, desde março de 2014 foram realizadas 16.589 consultas à população dos bairros Ipanema, Bom Jesus, Minas Gerais, Jardim Europa e no distrito de Cruzeiro dos Peixotos. “O programa veio contribuir para ampliar o atendimento à população com consultas, atendimentos à puericultura, acompanhamento das gestantes no pré-natal, visitas domiciliares e acompanhamento de pacientes com doenças crônicas”, disse Almir Fontes.

O programa

O Provab é um programa do Governo Federal que oferece qualificação para médicos por meio de atividades práticas supervisionadas e promove a ampliação do acesso à saúde para população. Desde 2012 o programa incentiva médicos em todo país a atuarem na atenção básica mediante bônus de 10% na pontuação das provas de residência médica.

A exemplo dos outros 1.157 municípios brasileiros que participam do programa, os participantes do Provab em Uberlândia se especializam em saúde da família num período de 12 meses. “Os médicos do programa têm de cumprir 32 horas semanais de atividades assistenciais em uma equipe de saúde da família e cumprem 8 horas semanais de atividades acadêmicas em um curso de especialização em saúde da família”, disse Elisa Toffoli, coordenadora da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Formação profissional

O médico Heitor Bertoni Araújo, 26 anos, após a formatura se inscreveu para o Provab. “A experiência foi bem melhor que eu imaginava. Aprendi muito com os trabalhos feitos na sala de espera, os grupos para depressão e tabagismo implantados na unidade, acompanhando gestantes, doentes crônicos com hipertensão e diabetes”, conta Heitor Bertoni Araújo.

As experiências vividas pelo médico nestes 10 meses de atuação no bairro Minas Gerais mudou a percepção de Heitor sobre a profissão. “Eu me inscrevi no programa, a princípio, motivado pelo bônus de 10% nas provas de residência. No dia a dia acabei me envolvendo com as estratégias da saúde da família e percebi na profissão um modo de ser útil a comunidade”, disse o médico.

Programa mais médicos incorpora o provab

O Ministério da Saúde anunciou que os médicos que já atuam no Provab poderão ingressar no Programa Mais Médicos e permanecer o vínculo com as equipes de saúde da família por mais dois anos. “Estas mudanças trazem benefícios tanto para a qualificação dos médicos como vai garantir a continuidade do vínculo com os pacientes nas unidades”, disse Elisa Toffoli, coordenadora da Atenção Primária, da Secretaria Municipal de Saúde.

Com a incorporação de 100% das vagas do Provab, o Ministério da Saúde quer assegurar às prefeituras permanência de médicos na Atenção Básica de suas cidades, uma vez que a iniciativa só dura um ano. Os profissionais do Provab poderão permanecer no Programa Mais Médicos por mais dois anos, desde que continuem na unidade de saúde em que já atuam, garantindo a assistência à população.

Esta integração amplia os perfis de médicos participantes do Mais Médicos. Além dos especialistas em Medicina de Família e Comunidade, o programa também deve atrair os recém-formados, que geralmente se interessam pelo bônus de 10% na prova de residência, e os profissionais que decidirem por permanecer na Atenção Básica. “O Provab foi criado em 2011, justamente, para fazer uma oferta de integração ensino-serviço, oferecendo também bolsa e especialização em saúde da família para esses médicos atuarem na atenção básica em áreas com maior necessidade de vulnerabilidade. Os objetivos dos dois programas são coincidentes. Com a integração, o grande atrativo do Provab, a garantia de 10% na pontuação para residência médica com um tempo determinado de um ano, agora será oferecida no Mais Médicos e será possível manter esses profissionais por até três anos naquela comunidade, garantindo atendimento de qualidade”, destacou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Hêider Pinto.

O período para que os médicos do Provab confirmem a permanência no Mais Médicos é até 29 de janeiro. No dia 10 de abril, caso existam vagas remanescentes, será aberta chamada para brasileiros formados no exterior e no dia 5 de maio para médicos estrangeiros. Em 8 de junho, ocorrerá o módulo de acolhimento para esses médicos. Para dar continuidade da assistência à população serão lançadas, a cada trimestre, novas vagas aos municípios. Os municípios que atualmente não têm capacidade instalada poderão ser contemplados posteriormente.

Inscrição

Os profissionais interessados em ingressar no programa também poderão se inscrever até o dia 29 por meio do site do Programa Mais Médico (http://maismedicos.saude.gov.br). No momento da inscrição o candidato opta entre os benefícios do Programa Mais Médicos ou 10% nas provas de residência. O objetivo é ampliar o quantitativo de médicos especializados no longo prazo e promover o acesso à saúde das pessoas nas proximidades da sua residência.

Serviço:

O quê: Apresentação de trabalhos dos médicos do Provab junto à comunidade

Local: Universidade Federal de Uberlândia

             Bloco 3Q- Sala201- Campus Santa Mônica

Quando: Quinta-feira (22)

Horário: 14h

Secom PMU