Uberlândia: período chuvoso exige apoio maior da população no combate ao mosquito da dengue

Nossos Municípios

Com o retorno das chuvas nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Saúde reforça o apelo para que a população elimine os possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. A preocupação é que, os períodos chuvosos seguidos de dias ensolarados garantem as condições ideais para eclosão dos ovos inativos do mosquito da dengue.

O último LIRAa realizado no mês de outubro apontou que 100% dos focos de infestação por larvas do mosquito estão em ambiente domiciliar, o que torna indispensável o apoio da população na luta contra o mosquito. Por isso, é de extrema importância que os moradores facilitem o acesso dos agentes ao monitoramento das residências.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

As orientações continuam para intensificar hábitos de higienização de caixas d´água e o monitoramento de recipientes, vasos de plantas e depósitos que possam acumular água. Além disso, alterar a arquitetura de locais que facilitem as condições de reprodução do mosquito é também uma das medidas sugeridas pelo Centro de Controle de Zoonoses para reforçar o controle e prevenção da dengue.

Até o dia 2 de dezembro, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde registrou um total de 6.069 casos de dengue, uma incidência de 938,5 casos para cada 100.000 habitantes no município de Uberlândia, o que mantém a situação de alerta contra epidemia da doença.

Em Uberlândia, os bairros com maiores índices de infestação e que exige uma maior vigilância por parte da população são: Jaraguá, Planalto, Nossa Senhora das Graças, Gramado, Santa Rosa, Santa Mônica, Vigilato Pereira, Saraiva, Lagoinha e Carajás.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população que, em caso de dúvidas, o representante do Centro de Controle de Zoonoses pode ser identificado visualmente pelo uniforme e crachá com a identificação do órgão. Além disso, é possível confirmar a procedência da visita pelos telefones (34) 3213-1470 ou (34) 3213-2391.

Secom PMU