Uberlândia: Prefeitura inicia Plano de Implantação e Capacitação da Metodologia BIM em obras públicas

Nossos Municípios

Tecnologia reúne, por meio de ferramentas digitais, todas as informações que dizem respeito à construção de obras e aprimora as práticas de criação de projetos e execução

Reafirmando o compromisso de promover continuamente modernizações na prestação de serviços à população, o prefeito Odelmo Leão anunciou, nesta segunda-feira (22), o início da aplicação do Plano de Implantação e Capacitação da Metodologia “Building Information Modeling” (BIM – em tradução livre: Modelagem de Informação da Construção) na Prefeitura de Uberlândia. O anúncio foi feito durante evento na sala de reuniões do gabinete do prefeito, no Centro Administrativo Municipal.

Recomendada pela Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei Federal nº 14.133), a tecnologia BIM aprimora as práticas de criação de projetos e execução de obras públicas. É uma metodologia de trabalho moderna e inovadora que reúne, por meio de ferramentas digitais, todas as informações que dizem respeito à construção de obras, tornando os projetos mais eficientes e ajudando a criar espaços públicos mais inteligentes, resilientes e acessíveis.

“Tudo que vem para melhorar os trabalhos realizados pela Prefeitura são muito bem-vindos. Minha diretriz é para que os projetos e as execuções sejam modernizados. Metodologias como essa são importantes porque proporcionam ainda mais agilidade, inovação e transparência”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

Além de proporcionar mais transparência nos processos licitatórios e precisão no planejamento, a BIM também gera maior confiabilidade de cronogramas e orçamentos, reduções de resíduos sólidos da construção civil, de custos e prazos para conclusão, sustentabilidade, melhoria da transparência e ganhos de produtividade e qualidade nas obras públicas.

Com o início do Plano de Implantação e Capacitação da Metodologia no município, a Prefeitura de Uberlândia reforça a preparação para, em breve, estar entre as primeiras cidades do país a receber projetos de obras em BIM. Em agosto de 2023, por meio do Decreto Municipal n° 20.536, foi instituído o Comitê Gestor de Monitoramento e Utilização da Plataforma BIM, que busca a gestão e monitoramento da utilização da plataforma na execução de obras e serviços de engenharia. A Prefeitura de Uberlândia também contratou a empresa Hello BIM para consultoria na implantação da metodologia e capacitação dos servidores.

“A BIM engloba todo o processo da obra, desde a criação do projeto até a manutenção da construção, fazendo um ciclo de vida da mesma. Quando for executar um projeto, a metodologia vai disponibilizar informações e quantitativos que são relevantes para a Prefeitura, proporcionando diminuição de custos e aprimoramento da execução”, explicou a presidente do Comitê BIM UDI, Wanessa Cristina Souza.

A metodologia BIM já é utilizada no Brasil no âmbito privado. E em 2020, o Governo Federal emitiu o “decreto BIM” (Decreto nº 10.306/2020), que determina o uso obrigatório da metodologia BIM – com implementação de forma gradual – para a execução de obras e serviços de engenharia realizados, direta ou indiretamente, pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal.

 

22/04/2024

Fernando Natálio

imprensa@uberlandia.mg.gov.br

3239-2441/2684/2883