Bastam alguns minutos durante a semana para checar os possíveis focos e eliminar criadouros do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A Prefeitura Municipal de Uberlândia, junto à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e o Serviço Especializado de Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT), fez este alerta para cerca de 4 mil profissionais que atuam na Callink, uma grande empresa de contact center, nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22).
As atividades de conscientização e prevenção contra o vírus da dengue, chikungunya e zika fazem parte do trabalho contínuo para evitar uma epidemia em 2016 com parcerias tanto no setor público quanto no privado. Anna Clara Gonçalves Siqueira, funcionária de televendas da empresa Callink, conta que a ação ajuda as pessoas a identificarem os focos. “Minha tia teve dengue três vezes seguidas, passou muito mal, coitada. Com essas informações, a gente consegue agir para evitar que aconteça de novo”, disse.
Kamila Jéssica Alves, colega de trabalho de Anna Clara, também tem um parente que já pegou a doença e conta que vai ficar de olho. “Hoje eu vi um mosquito diferente e fiquei na dúvida se era o Aedes ou não, mas agora vou saber identificar e tomar cuidado”.
Durante a ação, funcionários do Centro de Controle de Zoonoses demonstraram a evolução do ovo do mosquito até a fase adulta, os sintomas das doenças, além de explicar sobre os trabalhos de controle biológico, em que predadores naturais são utilizados quando o depósito de água não pode receber o larvicida. Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Samuel do Carmo Lima, o apoio da população é essencial. “Conduzir ações que instiguem as pessoas a cuidarem dos seus locais de trabalho, dos locais que frequentam e vivem é a maneira para controlar as doenças transmitidas pelo Aedes”, disse.
Mais parcerias
Além desta, outras ações de parceria acontecem na cidade. A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) está distribuindo material com orientações sobre o combate ao mosquito nas empresas parceiras, enquanto o Sesi Gravatás aposta na mobilização das crianças durante a colônia de férias promovida pela unidade. Já o 36° Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz) passa por uma capacitação interna para fiscalização do quartel e das famílias dos militares e aguarda aprovação do Ministério da Defesa para apoiar as ações de combate nas ruas.
Os agentes comunitários de saúde também estão somando forças aos agentes de controle de zoonoses, atuando nas visitas domiciliares em cada território das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs). A Prefeitura Municipal de Uberlândia também está mobilizada por meio de ações de conscientização das secretarias de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Comunicação Social, Serviços Urbanos, Obras, Desenvolvimento Social, entre outros, em suas atividades diárias.
Secom Uberlândia