Uberlândia se prepara para viver um dos mais belos natais de sua história

Nossos Municípios

Alegria, fé, esperança e amor em um cenário de luz e encanto. O Natal Luz Uberlândia avança para o seu segundo ano. A cidade já está sendo preparada e começa a viver a magia do Natal.  Apresentações culturais acontecerão em diversos pontos da cidade, que vai contar também com as decorações que encantam e fascinam. Além dos órgãos públicos, as empresas privadas se motivam e decoram suas fachadas. Tudo para fazer do natal uberlandense um dos mais lindos da região.

O projeto é realizado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria de Governo, com o apoio de secretarias parceiras, organizações não governamentais (ONGs), empresas e voluntários. O lançamento oficial do Natal Luz Uberlândia aconteceu na manhã desta terça-feira (25), no UBT – Uberlândia Business Tower, e o acendimento das luzes será na sexta-feira (28), na Praça Tubal Vilela, com show da cantora Zizi Possi. O Papai Noel chegará no dia 5 de dezembro em uma carreata que sairá do bairro Luizote de Freitas, zona oeste da cidade, e percorrerá as ruas de Uberlândia até a Praça Sérgio Pacheco, onde ficará a casa do Papai Noel.

Este será o segundo ano do Natal Luz Uberlândia, que tem se tornado uma referência em decoração natalina e eventos culturais. O projeto incentiva o comércio e a geração de emprego e renda com a presença de turistas da região.

Neste ano, a organização do projeto preparou mudanças, com o intuito de decorar novos lugares e aumentar o número de apresentações. Os pontos principais de eventos e festividades com apresentações artísticas serão nas praças Tubal Vilela e Sérgio Pacheco (Centro) e no Parque do Sabiá (zona leste). Todos estes locais receberão decoração e luzes.

Novos pontos também serão decorados e iluminados, como a Escola Estadual Uberlândia, conhecida como Escola Museu. A fachada da unidade escolar, que tradicionalmente promove apresentações de coral, receberá luzes e uma decoração especial. No local acontecerá o evento “Janelas Encantadas” onde um coral de crianças cantam o Natal.

O Centro de Tecelagem Fios do Cerrado, que passou recentemente por ampla reforma, receberá uma iluminação especial, uma vez que o espaço está totalmente revitalizado e deverá receber muitos turistas para as compras natalinas.

Neste ano, o prédio do Centro Administrativo Municipal receberá iluminação no formato de cascata, na frente que dá para a Avenida Anselmo Alves dos Santos.

Assim como no primeiro ano, as avenidas Afonso Pena e Floriano Peixoto terão a iluminação especial no trajeto entre o Fórum e as imediações da Praça Clarimundo Carneiro. Outras avenidas, ruas e também rotatórias nos bairros serão iluminadas e receberão decoração natalina.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Natal com arte nas ruas, praças e parque

Artistas amadores e profissionais de Uberlândia emprestarão seus talentos no canto, instrumentos e teatro para diversas apresentações que prometem emocionar uberlandenses, visitantes e turistas.

A Praça Tubal Vilela, no coração de Uberlândia, sediará a abertura do Natal Luz. Um dos principais símbolos da festividade, a árvore de Natal de mais de 20 metros já está montada. O espaço receberá algumas novidades, como a chuva de luzes nas árvores e estrelas duplas de quase 2 metros de altura. A praça receberá o projeto Música na Árvore, com diversas apresentações culturais. As atrações serão divulgadas por meio de folders e também no portal da Prefeitura (www.uberlandia.mg.gov.br).

Na Praça Sérgio Pacheco, a Casa do Papai Noel se transformou em Vila do Papai Noel. O bom velhinho receberá as chaves de sua vila no dia 5 de dezembro, quando acontecerá a sua chegada e toda a sua equipe de personagens infantis, em uma grande carreata.

Na Vila no Papai Noel serão construídas cinco casas cenográficas para abrigar os personagens infantis. E a expectativa é que um grande número de pessoas passe pelo local.

Nas ruas de Uberlândia, o “Flash Mob”, que encantou a todos no primeiro ano, volta com inovações nas 20 apresentações que acontecem em diversos pontos da cidade e a qualquer momento.

 O Parque do Sabiá será mais iluminado do que no ano passado, com as árvores do entorno do parque decoradas com lâmpadas de LED. Na barragem da lagoa, os visitantes poderão apreciar uma decoração especial de luzes e apresentações culturais. No Parque do Sabiá haverá também decoração na lagoa e show pirotécnico.

Ainda no Parque do Sabiá acontecerá o “Iluminare”, um grandioso evento com a presença de tenores, solistas, corais, músicos, atores e bailarinos encenando o simbolismo do Natal num espetáculo regado a muitos fogos, luzes e muita arte. Artistas de renome, juntamente com talentos da cidade, estarão unidos em um espetáculo inovador que irá emocionar Uberlândia e região.

Ainda no Parque, acontece projeto solidário Kaiakando, em prol das crianças carentes. Ao doar um brinquedo, o visitante terá direito a um passeio pela lagoa.

O “Cultura na Praça” levará cultura e entretenimento para os bairros periféricos de Uberlândia: Shopping Park, Canaã, Maravilha e Dom Almir, em dezembro. Uma verdadeira festa regada a apresentações culturais, ações educativas, pipoca e algodão doce para as crianças num clima de muita diversão.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Sustentabilidade e renda

Para muitos, o Natal é uma boa oportunidade para ganhar um dinheiro extra. Para o comércio, a data é a mais promissora do ano devido ao aumento das vendas de presentes e decorações.

Ao todo, 12 toneladas de equipamentos de iluminação e três milhões de minilâmpadas de LED serão utilizados para decorar praças, avenidas e prédios públicos. A empresa responsável pela decoração teve como compromisso a compra dos materiais e contratações de funcionário em Uberlândia. Para a instalação das luzes, 22 funcionários moradores de Uberlândia foram contratados.

Segundo a secretária Rosângela Paniago, a prefeitura pretende, com a iluminação, fomentar ainda mais o turismo na cidade, movimentando o comércio, as redes hoteleiras e de alimentação. “Já se sabe que onde a cidade é iluminada há um crescimento de 15% a 20% nas vendas do comércio”, disse.

Programação:

Show de acendimento das Luzes de Natal com Zizi Possi

Local: Praça Tubal Vilela

Horário: 20h

Dia: 28/11

Show com orquestra

18h – Mostra Cultural Instituto Politriz

21h – Apresentação da Orquestra de Câmara Sesiminas num belíssimo concerto de músicas natalinas.

Local: Teatro Municipal de Uberlândia

Dia: 29/11

Concerto de Natal

Local: Sabiazinho

Horário: 20h

Dia: 02/12

Chegada do Papai Noel

Trajeto da carreata: Do bairro Luizote, passando pelo centro até a praça Sérgio Pacheco.

Dia: 05/12

Horário: 19h30

Local: Praça Sérgio Pacheco

Vila Encantada do Papai Noel

Dia 06, Grupo Tutti Flüte (grupo de flautas do Conservatório)

Dia 07, Grupo de Seresta Luz e Caridade

Dia 12, Coral Canto e Convivência – 19h

Dia 12, Coral de Alunos da Escola Inspetora France

Dia 13, Coral Clara Voz

Dia 14, Grupo de Metais Banda Municipal

Dia 19, Clariartes Banda Municipal

Dia 20, Grupo de Flautas Conservatório

Dia 21, Coralito Centro de Artes

Dia 22, Banda Municipal

Local: Praça Sérgio Pacheco

Horário: 20h

Música na Árvore

Dia 10 – Exibição de filme natalino e Banda Municipal

Dias 11 e 12 – Árvore Cantante – Noite de Paz

Dia 15 – Espetáculo cênico-musical

Dia 16 – Espetáculo cênico-musical

Dia 17 – Espetáculo cênico-musical

Dia 18 – Espetáculo cênico-musical

Coro Municipal

Dia 21 – Espetáculo cênico-musical

Dia 22 – Espetáculo cênico-musical

Horário: 20h

Árvore Cantante Espetáculo Noite de Paz

Data: 17 e 18/12

Horário: 20h

Local: Praça Tubal Vilel

Natal Feliz Kaiakando

Data: 12 e 13/1

Horário: Das 8h ás 16hs

Local: Represa do Parque do sabiá

Iluminare – Grande Musical de Natal

Horário: 20h

Dias: 20 e 21 de Dezembro

Local: Parque do Sábia

Janelas Encantadas

Data: 19 e 20/12

Horário: a partir das 19h

Local: Colégio Museu

Cultura na Praça

Locais: Bairros Shopping Park, Canaã, Maravilha e Dom Almir

Data: 06, 07, 13 e 14/12

Secom PMU