Amvap promove Encontro Contábil sobre Consórcios Públicos

Notícias em Destaque

O mês de agosto começou com um encontro de qualificação promovido pela Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – Amvap durante esta segunda-feira (04/08) em Uberlândia.

Dezenas de inscritos das cidades que integram a Amvap participaram do encontro que busca qualificar os servidores do setor contábil das administrações públicas municipais em questões financeiras que envolvem os consórcios públicos intermunicipais.

Encontro reuniu cerca de 50 participantes. Foto: Luiz Otavio Petri
Encontro reuniu cerca de 50 participantes. Foto: Luiz Otavio Petri

O curso traz informações ricas sobre a prestação de serviço em que os consórcios públicos podem ser contratados pela administração direta ou indireta dos entes consorciados, dispensada a licitação. Também foram considerados no conteúdo programático questões sobre orçamento, cronograma, demonstrativos fiscais, execução orçamentaria, consolidação das contas, transparência da gestão fiscal e contabilidade patrimonial.

Márcia Maria Pimentel Mendes - assessora contábil do COSECS. Foto: Luiz Otavio Petri.
Márcia Maria Pimentel Mendes – assessora contábil do COSECS. Foto: Luiz Otavio Petri.

Quem esteve à frente do encontro foi a assessora contábil do Colegiado dos Secretários Executivos dos Consórcios Intermunicipais de Saúde de Minas Gerais –COSECS, Márcia Maria Pimentel Mendes. Ela lembra que “a regularidade do consórcio implica também na regularidade do ente consorciado e vice versa. Ou seja, não há uma questão desassociada. É importante essa questão de afinar os instrumentos do consórcio e municípios falando a mesma linguagem prestando contas de forma unificada é aí que está a importância desses encontros que põe em consonância todas as partes”, disse Marcia Pimentel.

04-08 CURSO CONSORCIOS
Foto: Luiz Otavio Petri

O encontro mostrou também a importância da união entre os municípios na solução de problemas comuns entre as cidades. Nesse aspecto a troca de experiências e os relatos de situações identificadas nas cidades contribuem para construção de processos mais dinâmicos e satisfatórios. “A gestão associada se dá justamente pelas dificuldades que cada município tem de resolver seus problemas. Afinal muitos destes problemas são regionais e não apenas locais. Então nada mais importante que identificar as demandas através destas reuniões e trabalhar para uma uniformização de procedimentos em prol de um bem comum” concluiu Marcia Pimentel.