Associação busca construir complexo para caminhoneiros em Uberlândia

Nossos Municípios

Dirigentes da Associação Brasileira de Apoio aos Transportadores (ASBRAT) e investidores e representantes dos caminhoneiros estiveram nesta quarta-feira (04) em Uberlândia para oficializar a intenção de construir um complexo de apoio ao caminhoneiro na cidade. O prefeito Gilmar Machado recebeu equipe em seu gabinete e conheceu detalhes do projeto.

A cantora Sula Miranda, considerada a “Rainha dos Caminhoneiros”, esteve na reunião e destacou a importância de um ponto de apoio aos caminhoneiros. “Temos a lei para ser cumprida e independente disso o caminhoneiro é um profissional que move o país e que merece ter uma condição digna de trabalho. Um complexo como esse garante segurança, condições de alimentação e descanso, cuidados com a saúde, dentre outros. Conseguimos também diminuir o número de roubos de cargas, a exploração sexual infantil e a prostituição”, destacou Sula Miranda.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

A Lei do Descanso dos Caminhoneiros, Lei  12.619, prevê umajornada máxima de trabalho de 10 horas. A ASBRAT tomou a frente em unir investidores para montar um complexo com abastecimento, mecânica do caminhão, loja especializada em pneus e acessórios, rede bancária, farmácia, praça de alimentação, hotel, posto de saúde, empresas de logística e transportadores, área de lazer, etc. A expectativa é de um investimento de R$ 50 milhões, gerando de 1.500 a 2.500 empregos.

“Será um shopping em que o caminhoneiro contará com toda a estrutura. E Uberlândia será pioneira e modelo para o restante do país. Começamos essa ideia em julho de 2013 e desde então estamos conversando com investidores para viabilizar a execução. Acredito que dentro de 1 ou 2 anos os caminhoneiros já poderão desfrutar da estrutura”, contou o presidente da ASBRAT, Sebastião Camargos.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

O prefeito Gilmar Machado confirmou o apoio à classe. “Certamente, apoiaremos no que for necessário para construção de um ponto de apoio completo aos caminhoneiros. Esse será um investimento para a região, uma vez que somos o centro da logística”, disse.

Sula Miranda reconheceu a vocação de Uberlândia para a logística. “Os benefícios desse complexo refletem em toda a sociedade. Não temos nada semelhante ao projeto no Brasil e pelo que percebo nas negociações, Uberlândia será a primeira a apresentar uma estrutura completa como a que desejamos. E ainda será modelo para todo o país”.

Secom PMU