Em Monte Carmelo moradores comemoram o fim da escassez de água

Nossos Municípios

O prefeito Fausto Nogueira inaugurou a obra de interligação dos sistemas de distribuição de água Catulina e João Pinheiro executada para aumentar o fornecimento para os bairros Catulina I, II e II, Trevo, Chácaras do Trevo, Morada Nova e Cidade Jardim. Foram construídos 1.600 metros de adutora a um custo aproximado de R$ 100 mil, pagos com recursos do Dmae. A obra garantirá um aumento de pelo menos mais 300 mil litros de água por dia para os consumidores destes bairros, em média 6.000 pessoas.

O convidado de honra, deputado estadual Deiró Marra (PR) disse em seu pronunciamento que o País precisa de pessoas sérias que não façam politicagem e sim políticas de melhorias para a população da área onde atuam. ”Os recursos só são liberados se o Governo vê a seriedade dos governantes e isso a Prefeitura de Monte Carmelo já mostrou que tem.”

Dos bairros contemplados pela obra, o Catulina I é o mais antigo. Lá, reside há 25 anos o encarregado de obras Saulo de Tarso Vitor. Ele conta que em algumas épocas o abastecimento era feito com a ajuda de caminhões pipa. “Quando o poço artesiano baixava o nível, a solução era o caminhão. Era péssimo. Não tinha água em nenhum dia da semana”, disse. “Agora, desde que começaram a mexer, não falta mais água. Pode conferir em qualquer casa.”

Foto: Ascom Monte Carmelo
Foto: Ascom Monte Carmelo

A dona de casa Emília Rosa da Silva lembra que desde que se mudou para o bairro, há quase 30 anos, convive com o racionamento. “Lá pelas 9h da manhã cortavam a água e quando voltava era lá pelas 10h da noite. Antes ninguém se importava com agente aqui”, disse. “Hoje dá para ver a diferença. Agora, tem água na caixa d’água das casas”, afirmou.

“Levantei da cama para vir aqui prestigiar a inauguração porque para nós era um sofrimento e a gente achava que não tinha fim”, disse a dona de casa Marta Heloísa, que também é moradora antiga do bairro Catulina I. “Outros tiveram a oportunidade e não fizeram nada. Tinha época que a gente ligava cinco vezes por dia no Dmae e nunca se importavam. Pensamos até em vender a casa”, contou. “A gente fala ‘Graças a Deus’ porque abre a torneira e agora sai água.”

“O político quando é bem intencionado faz obra que fica escondida; outros fazem festa”, disse o empresário e ex-prefeito de Monte Carmelo Elmiro Resende Cunha. “A Prefeitura está fazendo para Monte Carmelo, para o povo. A verdade tem que ser dita na hora certa”, afirmou. “Hoje o político honesto sofre porque os desonestos não o querem no governo.”

Fotos: agradecimento dos moradores pela obra, Saulo de Tarso Vitor, Marta Heloísa, prefeito Fausto Nogueira, público presente no evento, descerramento da placa, empresário Elmiro Cunha.

Ascom Monte Carmelo