Ituiutaba inicia trabalho de integração com órgãos e instituições locais

Nossos Municípios

O Centro de Referência de Assistência Social “Juraci Furtado chaves”, CRAS Alvorada, órgão subordinado à Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDS, iniciou mais um trabalho de integração com órgãos e instituições locais, fortalecendo sua linha de ações em rede.

O CRAS Alvorada é o órgão que abrange o presídio local e já realiza encontros psicopedagógicos quinzenais, com detentas da ala feminina, contribuindo com a ressocialização destas. Agora, em trabalho conjunto com a equipe psicossocial do presídio, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, iniciou encontros mensais com reclusos acusados de agressão de crianças, adolescentes e mulheres, enfim de violência doméstica e seus agravantes.

A ação objetiva oportunizar a reflexão dirigida aos detentos com encontros mensais e o trabalho visa ainda conhecer melhor a realidade dos agressores, além de identificar com psicólogos, assistente social do Presídio e profissional do CREAS, o que tanto tem favorecido para o cometer deste tipo de crime tão cruel. E quem sabe se pensar em trabalhos com políticas públicas na área da prevenção e do verdadeiro enfrentamento da violência doméstica.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

O CREAS, órgão que tem entre seus públicos, as vítimas de violência doméstica, em prioridade os de violência sexual, onde recebem acompanhamento psicossocial e jurídico, acredita e ressalta a importância urgente de punição e responsabilização dos agressores, mas por outro lado se preocupa com a punição pela punição.

“Consideramos que há uma lacuna condução do problema, aproveitando o momento da novíssima Lei que entra em vigor, que prevê a transformação da violência sexual infanto-juvenil em crime hediondo”, atualizou o Dr. Carlos Henrique Eanes, Assessor Jurídico da SEDS.

“O Sistema Prisional Mineiro é modelo para o Brasil, no quesito ressocialização do indivíduo privado de liberdade, é incentiva a reintegração social, proporcionando mudança de comportamento no meio carcerário”, disse o Diretor Geral do Presídio de Ituiutaba, Jorge de Paulo.

Ascom Ituiutaba