Revisão cadastral do Programa Bolsa Família vai até 20 de março

Notícias Gerais

Em razão do alto índice de benefícios bloqueados do Programa Bolsa Família, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) prorrogou até 20 de março o prazo para que as famílias suspensas atualizem as informações. Em Minas Gerais 38.596 famílias foram bloqueadas, o correspondente a 36,7% do total de beneficiários.

A técnica do departamento de Assistência Social da Associação Mineira de Municípios (AMM), Mayra Camilo, explica que a atualização é realizada de dois em dois anos para evitar a obstrução do pagamento. “É importante estar atento para não ficar sem o benefício. Além disso, a não atualização interfere nos valores que o município recebe do governo federal, por meio do Índice de Gestão Descentralizada (IGDM)”.

Ilustrativa
Ilustrativa

Mayra esclarece que as famílias que fizerem a revisão até 20 de março poderão voltar a receber o Bolsa Família. “Desde que continuem com perfil para o programa, os beneficiários voltarão a ter o pagamento do auxílio”.

Em todo o Brasil, mais de 1,2 milhão de famílias foram convocadas, por mensagem no extrato do benefício, para procurar os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) ou a prefeitura. Segundo informações do MDS, cerca de 470 mil estão com o benefício bloqueado, pois não atualizaram as informações dentro do prazo iniciado em maio de 2014 e encerrado em 16 de janeiro deste ano.

Agência AMM