Transporte coletivo gratuito ganha novos ônibus em Monte Carmelo

Nossos Municípios Notícias Gerais

A 1ª cidade do Brasil a fornecer transporte público com tarifa zero renova sua frota e cria mais uma linha para atender a população

Enquanto na maioria das cidades brasileiras a população se revolta e manifesta contra o valor cobrado pela passagem de ônibus do transporte coletivo, em Monte Carmelo-MG os usuários do serviço não gastam nada. A tarifa zero existe no município desde a criação do sistema de transporte urbano, há 20 anos. Em homenagem ao trabalhador, no dia 1º de maio, a Prefeitura entregará aos usuários uma nova frota com cinco ônibus, e mais uma linha para atender a demanda de estudantes universitários. Com a medida, o governo do Município garantirá transporte gratuito a pelo menos 6 mil pessoas diariamente.

O transporte coletivo de Monte Carmelo foi criado em setembro de 1994 e, desde então, é mantido com dinheiro da Prefeitura utilizado no pagamento de funcionários, manutenção da frota e abastecimento dos veículos. “A tarifa zero não depende do tamanho da cidade. Ela é possível, mas depende do controle e do planejamento financeiro de cada município” explicou o prefeito Fausto Nogueira.

“Desde a sua implantação, o transporte Municipal consome em torno de 1% da nossa arrecadação, mas é um benefício tão importante quanto uma obra, por exemplo, por isso, além de mantê-lo investimos em novos veículos para proporcionar mais conforto e segurança aos passageiros”, afirmou.

Foto: Ascom Monte Carmelo
Foto: Ascom Monte Carmelo

No município, com população estimada pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) de 47.595 habitantes em 2013, atualmente são transportadas, por dia, 1,5 mil pessoas em média em cada uma das quatro linhas existentes. O sistema é circular e cobre praticamente toda área urbana. Cada ônibus percorre o equivalente a 120 quilômetros. Considerando as diferenças de quilometragem entre todas as linhas, a média percorrida é de 500 quilômetros por dia.

Segundo o coordenador do Departamento de Transporte Coletivo, Nivaldo Souto, o sistema foi pensado inicialmente para atender aos estudantes, mas acabou abrangendo uma parte representativa da população. “Desde o começo, nós temos um horário especial e já o alteramos inúmeras vezes em função dos alunos e das escolas”, disse. “Além disso, o nosso transporte também auxilia pacientes idosos, alunos da APAE, trabalhadores, enfim, todos.”

Para atender o máximo de pessoas possível os ônibus circulam de manhã, na hora do almoço, no final da tarde, e à noite com duas linhas específicas. “Fornecemos um ônibus às 22h para beneficiar quem vai à igreja, passear, fazer uma visita e outro, às 23h, só para os estudantes noturnos”, explicou o coordenador que trabalha à frente do setor desde a sua implantação.

Para um melhor aproveitamento do sistema, a cidade foi dividida em quatro partes. “Os ônibus se cruzam em sentido horário e anti-horário. Todos os bairros são ligados ao centro e o centro a todos os bairros”, disse. Os novos ônibus serão utilizados no dia a dia e dois dos veículos antigos serão reformados e mantidos como reserva.

“A Prefeitura oferece esse transporte há tanto tempo e de graça, enquanto a gente vê nas outras cidades as pessoas incendiando ônibus, fazendo manifestações por causa do aumento da passagem”, disse o prefeito Fausto Nogueira. “Por isso essa é uma conquista que precisa ser mantida para o trabalhador porque, no final das contas, o dinheiro gasto com transporte sacrifica, e muito, o bolso dele.”

A entrega da nova frota acontecerá juntamente com uma série de atividades programadas para o Dia do Trabalhador. Entre as atividades estão o funcionamento de todas as secretarias e seus serviços no Espaço Cultural como, aferição de pressão e teste de glicemia; pista de skate, partidas de basquete de rua, apresentação de capoeira; torneios de dama, truco e xadrez; piscina de bolinhas e pula-pula; feira de artesanato; praça de alimentação; corte de cabelo; atendimento ao consumidor; homenagem ao trabalhador, entre outras.

Ascom Monte Carmelo