Alunos do Projeto “Xadrez Social”, da Secretaria de Desenvolvimento Social, participaram do 2º Torneio de Xadrez de Tupaciguara

Nossos Municípios

Desde que assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Social, o Secretário Francisco Neto vem implantando importantes projetos através do CRAS – Centro de Referencia em Assistência Social e do CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social -.

Um destes projetos e que foi lançado recentemente é o “Xadrez Social”. Este é um projeto de inclusão social que trabalha com crianças de 08 a 16 anos, através dos jogos de Xadrez.  O projeto está sendo desenvolvido no CRAS e tem como coordenador o professor André Ribeiro.

Segundo o Secretário Francisco Neto, estão sendo contemplados no projeto crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e com alguma dificuldade de aprendizagem. “Estamos trabalhando de forma a contribuir para a melhoria da aprendizagem, da convivência familiar e social a fim de que o aluno desenvolva o raciocínio lógico, a concentração, o autoconhecimento, o respeito às diferenças, e ainda, o respeito à sua própria individualidade, valorizando as suas competências e habilidades, a troca de experiências, etc..Firmamos uma importante parceria com o professor André Ribeiro, que organizou o torneio, o qual parabenizo e agradeço de público pelo brilhante evento e pela capacidade de passar os ensinamentos aos alunos”, disse Francisco Neto.

Foto: Ascom Tupaciguara
Foto: Ascom Tupaciguara

A prefeita Edilamar esteve presente e pode acompanhar um pouco das partidas e entregar também os troféus e medalhas. “É uma alegria perceber que projetos como esse, implantados a pouco, já mostram resultados efetivos. Pude perceber a empolgação, a vontade de vencer, a concentração nos competidores e pela experiência que tenho nesta área, sei se ele será de muita valia na vida destas crianças e adolescentes. Este é um projeto que considero muito importante e deverá continuar”, falou a Prefeita de Tupaciguara.

O torneio que começou as 8h30m, no último sábado, se dividiu em manhã e tarde e em quatro módulos por idade e sexo.  Participaram além dos inscritos no projeto “Xadrez Social”, cerca de 30 alunos das escolas estaduais: Sebastião Dias Ferraz, Clertan Moreira do Vale e Ana Esterlita Alves. Também participaram Alunos do CENE e Centro Educacional ABC e ainda alunos das Escolas Municipais: Maria Conceição Borges, São Tarcisio, Francisco Lourenço Borges e Francisco Ferreira Borges Sobrinho

 Ao final dos turnos, a Prefeita Edilamar e o Secretário Francisco Neto fizeram a entrega da premiação e um lanche foi servido aos competidores.

Ascom Tupaciguara