Ituiutaba realiza ações de combate à Dengue e à Febre Chikungunya

Nossos Municípios

A Secretaria de Saúde, por meio do departamento de Vigilância Ambiental em Saúde, realizou no último final de semana mais uma ação de combate à Dengue e à Febre do Chikungunya, doenças transmitidas pelo pernilongo Aedes, popularmente chamado de pernilongo da dengue.

A dengue é uma doença mais corriqueira e que, mesmo com todo trabalho de divulgação, conscientização e combate, ainda preocupa e é problemas em vários cantos do país. Mas este ano uma nova doença de sintomas parecidos, a Febre do Chikungunya, que também está preocupando as autoridades e, por determinação do Ministério da Saúde, no dia 6 de dezembro foi orquestrada uma ação de combate e conscientização contra a Febre do Chikungunya.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

A Vigilância Ambiental em Saúde de Ituiutaba levou seus agentes para as ruas, em parceira com os agentes do Programa Saúde da Família do bairro Pirapitinga, que realizaram uma ação em conjunto, na manhã do último sábado, e alcançou os bairros Pirapitinga, Jamila, Guimarães e Mirim.

Ao todo foram encontrados e eliminados 48 focos do mosquito transmissor da Dengue e da Febre do Chikunguya, e toda população foi alertada e informada sobre os riscos das duas doenças, bem como das medidas de prevenção que são simples.

Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Antônio Carlos, os cuidados são simples e os mesmos para prevenir as duas doenças, já que são causadas pelo mesmo transmissor. “Os cuidados são os mesmos para controlar e prevenir a Dengue e a Febre do Chikunguya, que é não deixar água parada em recipientes como vasos de plantas, lavar bem os bebedouros de animais, manter as caixas de agua sempre tampadas, não deixar lixo nos quintais, cuidar e verificar as calhas e outros cuidados simples ajudam a manter estas duas doenças controladas”, ressaltou Antônio Carlos.

Ascom Ituiutaba