Amvap marca presença na abertura da Femec 2022

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

A cerimônia de abertura da 9ª Feira do Agronegócio do Estado de Minas Gerais (Femec), foi realizada na manhã desta terça-feira (22/03), no Pavilhão do Agronegócio, no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia. A Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba – AMVAP marcou presença na abertura do evento.

“Essa feira vem mostrar não só para região e o estado, mas para o país inteiro o tamanho deste evento. Acredito que a tecnologia voltada para o agronegócio vai gerar ainda mais emprego e renda para população. A Femec, em pouco tempo, vai se tornar a principal feira do setor no Brasil”, afirma Francisco Neto, presidente da Amvap.

O governador Romeu Zema participou da abertura junto a autoridades políticas como a secretária de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ana Maria Valentini, o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, e membros da diretoria do Sindicato Rural da cidade.

“A cada ano que passa fica nítido que o Brasil vem se transformando no celeiro do mundo, e a região do Triângulo Mineiro representa muito bem o setor, que tem crescido na produção de grãos, proteína animal e desenvolvimento. O governo de Minas tem participado ativamente dando todo apoio para este setor que, cada vez mais, ocupa uma fatia importante da economia”, afirma Romeu Zema.

A Femec segue até o próximo dia 25 de março com o tema “Agronegócio sustentável alimentando o mundo”. A entrada na feira é gratuita para a população. O evento reúne os principais fornecedores de máquinas, equipamentos, implementos, insumos agrícolas, veículos utilitários e de passeio. A expectativa da organização é que a feira gere cerca de R$ 750 milhões em negócios.

“É uma honra receber aqui no Sindicato Rural as autoridades, presidentes de empresas, parlamentares, o prefeito de Uberlândia Odelmo Leão e o governador Romeu Zema que, gentilmente, nos honra com sua presença. Então, juntos, gostaria de declarar aberta a Femec 2022”, disse Thiago Silveira, presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, em coletiva de imprensa.

O objetivo da feira é facilitar e tornar mais cômoda as negociações entre seus grandes parceiros: os associados e os produtores rurais. Não foi à toa que a FEMEC se consolidou como o principal momento para compras no calendário de eventos agrícolas do estado.

Uma novidade para 2022 será a realização de painéis temáticos com participação de personalidades ícones do setor que debaterão temas da atualidade, como acordos climáticos, uso de energia limpa, experiência 5G no agronegócio, entre outros.

De olho nas novidades, prefeitos das cidades associadas à Amvap também participaram da cerimônia de abertura. De acordo com a prefeita de Araporã, Renata Cristina Silva Borges, os lançamentos podem fortalecer o campo na região. “Hoje nós viemos para ver as tecnologias novas, muitos empreendimentos que podemos levar paras os municípios e para investir, principalmente, na zona rural. Estamos com mais de 20 produtores de Araporã, que vão poder observar a modernidade desta feira.

A maior parte das cidades associadas à Amvap é composta por municípios que tem na atividade rural grande participação na economia. O prefeito de Indianópolis, Lindomar Amaro Borges, reforçou que é preciso investir no campo. “Estamos presentes para prestigiar a feira, sabendo que será o momento de obter conhecimento para levar aos produtores”.