Ano Internacional da Agricultura Familiar destacará o papel dos pequenos produtores

Notícias Gerais

Tendo como foco o aumento da divulgação dos produtos produzidos por pequenos produtores, 2014 será o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participa do Comitê Brasileiro para o AIAF que irá planejar e promover as atividades relacionadas ao evento.

A iniciativa deverá destacar o importante papel dos pequenos agricultures na erradicação da fome e da pobreza. Entre as ações a serem promovidas, ressalta-se a divulgação das ações desenvolvidas na gestão dos recursos naturais, na proteção do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável.

Para a Confederação, são muito importantes as ações de incentivo à comercialização de produtos da agricultura familiar. Como parte das ações, foi realizado, em Brasília, o Seminário Internacional PAA+Aquisição de Alimentos. Na oportunidade, os Municípios de Toledo (PR) e Viçosa (AL) apresentaram as ações de fortalecimento da agricultura familiar por meio dos programas de compras governamentais.

Divulgação em grandes eventos

Os empreendimentos da agricultura familiar com intenção de promover os produtos durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 têm até o próximo dia 14 de fevereiro para se inscreverem pelo site do Ministério do Desenvolvimento Social. Os empreendimentos familiares selecionados terão quiosques montados em dez Municípios sede da Copa do Mundo de futebol aqui no Brasil.

Agência CNM