Araguari mobiliza produtores rurais para evitar casos de raiva em bovinos e equinos

Nossos Municípios

A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócios e com o apoio do Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA, está realizando um trabalho de conscientização dos produtores rurais de Araguari para evitar casos de raiva em bovinos e equinos em nosso município.

O que é a Raiva Animal?

Trata-se de uma infecção que acomete o sistema nervoso central de mamíferos. Existe a forma humana e a animal que ataca com maior frequência humana e animal com maior frequência em cães, gatos, bovinos e equinos e morcegos.

Transmissão

O principal transmissor é o morcego hematófago, mas também é transmitido por outros mamíferos, através da mordida e inoculação.

Sinais Clínicos

Salivação abundante, sonolência, inquietude, agressividade, dificuldades para engolir e paralisia das patas traseiras.

Não existe tratamento específico, sendo quase inexistente e pouco eficaz, levando praticamente 100% dos animais à morte. Dessa forma a melhor forma de prevenir é a vacinação.

“Foram descobertos pelo IMA, alguns focos de Raiva Animal em nosso município. Por esse motivo, estamos efetuando esse trabalho junto aos produtores rurais, para que agora no começo já consigamos amenizar e a doença não se alastre”, explanou Paulo Sérgio Guimarães de Brito, Secretário de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócio.

O Prefeito Marcos Coelho destacou a importância da vacinação para que não ocorra um surto de raiva em nossa região, “Estamos trabalhando em conjunto com os pecuaristas para que possamos evitar esse transtorno. A melhor forma de prevenir é a vacinação”, frisou.

15-02 Sanidade Animal Araguari

Ascom Araguari