Araporã inicia curso de eletricista de automóvel

Nossos Municípios

Mais um curso do Pronatec foi iniciado na semana passada em Araporã. Em parceria com a Usina Araporã Bioenergia, Senai Ituiutaba e Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado de Minas Gerais (SIAMIG), a Prefeitura, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDTUR) e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) iniciou no dia 26 de novembro o curso de eletricista de automóvel. São vinte alunos com idade superior a 16 anos que estão tendo a oportunidade de qualificação e assegurar melhor posto no mercado de trabalho. O prefeito Ronaldo Sandre, a secretária da SEDTUR, Andrea Franceschi, a coordenadora do CRAS, Izabel de Fátima Melo Freire participaram da abertura do curso.

O curso de eletricista de automóvel será encerrado no dia 02 de março de 2015 e é ministrado por instrutor do Senai Ituiutaba. Os alunos não têm nenhum custo para participar e ainda recebem incentivo financeiro de R$ 2,00 por hora/aula.

Foto: Ascom Araporã
Foto: Ascom Araporã

Conforme Andrea Franceschi, essa é mais um conquista da Prefeitura e da Usina Araporã Bioenergia, em parceria com o Senai que está sendo colocada à disposição da comunidade araporense. A secretária lembrou que hoje a Prefeitura busca e oferece cursos de qualificação sem nenhum custo para a comunidade. “Temos muitas oportunidades de emprego na região, mas as indústrias e empresas esbarram na falta de qualificação. Esse esforço conjunto entre o município, a iniciativa privada, o governo federal e o Senai fará com que esses jovens possam sair daqui qualificados e com condições de atender a demanda. No passado, a comunidade precisava buscar esses cursos em outras cidades e pagar por isso. Hoje temos a felicidade de ter a Prefeitura ofertando essa oportunidade para a população”, assinalou a secretária.

Para o prefeito Ronaldo Sandre, a obrigação do município é oferecer condições para que a comunidade araporense possa ter mais qualidade de vida. “Emprego digno com renda digna é uma das ferramentas que levam à qualidade de vida. A Prefeitura de Araporã não tem medido esforços para oferecer ao nosso povo oportunidades de qualificação. Estamos muito satisfeitos com a parceria que envolve Prefeitura, SEDTUR, Araporão Bioenergia e o Senai ,e ainda mais satisfeitos com a procura e o interesse dos nossos jovens em buscar a qualificação”, disse o prefeito.

Maurício Carlos de Souza, gerente do Senai Ituiutaba lembrou que o Senai é parceiro do desenvolvimento das comunidades, levando aos municípios cursos de formação e qualificação profissional. “A Prefeitura e a Usina Araporã Bionergia são parceiros indispensáveis na rede de cursos que oferecemos à comunidade”, frisou.

A coordenadora do CRAS, Izabel Freire, destacou o órgão é um fomentador na preparação da comunidade para o mercado de trabalho através das diferentes oficinas mantidas em parceria com a Prefeitura. O CRAS ofereceu as instalações para que o curso seja ministrado.

Ascom Gurinhatã