Ituiutaba: crescimento no atendimento primário gera qualidade de vida

Nossos Municípios

Ações conjuntas entre o Ministério Público, Prefeituras Municipais, Secretaria de Estado da Saúde e Secretarias Municipais de Saúde tem como objetivo fortalecer a Atenção Básica Primária nos municípios, de forma a diminuir os gastos com tratamentos de média e alta complexidade.

O assunto foi tema de reunião promovida pelo Ministério Público de Ituiutaba, envolvendo os municípios da região, que estarão se unindo em torno de um Plano de Ação.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

Em Ituiutaba, desde o início do ano, a secretária municipal de Saúde, Sonia Correa do Carmo tem desenvolvido ações de fortalecimento no setor, principalmente no trabalho desenvolvido pelos PSFs e na Atenção Primária, tendo sido feito a contratação de mais médicos, além de melhorar a condição de trabalho em cada Unidade.

Em 2013, de acordo com a coordenação Geral do PSF, 69.300 usuários passaram pelos PSFs de Ituiutaba, número esse que até novembro já havia sido superado, chegando a um total de 95.307. O mesmo crescimento foi visto nas demais Unidades de Saúde, cujo relatório de outubro mostrava um atendimento de 76.269 usuários, contra um total de 66.336 em 2013.

Os números fazem parte do trabalho da Equipe de Gestão Estratégica, que tem acompanhado mensalmente o atendimento em todos os setores da Administração Pública, onde foram pactuados 51 indicadores e produtos em 2014, cujo monitoramento tem tido resultado positivo e com o apoio de todas as Secretarias na apresentação dos relatórios.

Divulgação
Divulgação

Para se ter uma ideia desse trabalho, só em novembro 8.959 usuários receberam atendimentos nos PSFs, além de 11.397 visita feitas pelos Agentes de Saúde nas residências e cada Bairro de atuação. No levantamento feito pela EGE, ao longo do ano foram mais de 100 mil visitas feitas pelos Agentes só em 2014, o que somado ao atendimento nos PSFs, o número chega a quase 200 mil atendimentos em 2014.

De acordo com o coordenador da Equipe de Gestão Estratégica, Gladiston Pires, nos final do ano serão fechados todos os números pactuados, que incluem o atendimento das diversas Unidades de Saúde, Centro de Saúde da Mulher e Unidade de Pronto Atendimento, onde além dos números somados, também será feito uma avaliação, mensurando dados do crescimento e da qualidade no atendimento.

Ascom Ituiutaba