Assembleia da amvap discute o fortalecimento da economia

Notícias AMVAP Notícias em Destaque

A Amvap abriu espaço para o debate de ações políticas e propostas que possam fortalecer a economia na região. Nesta sexta-feira (21/07), foi realizada a assembleia na sede da associação no bairro Distrito Industrial, em Uberlândia.

O encontro contou com a presença da deputada federal, Ana Paula Leão, que traçou um panorama dos seis meses à frente do cargo. Segundo o presidente da Amvap, Lindomar Amaro Borges, foi a oportunidade de apresentar as demandas da região. “ Várias questões são fundamentais, mas destaco a preocupação com a área da saúde, para oferecer melhores condições à população, além disso as rodovias que precisam ser melhoradas e ampliadas, por causa do intenso fluxo de veículos. 

De acordo com a deputada esta é uma das grandes preocupações junto com a saúde e educação. Ana Paula Leão também tem feito a defesa dos interesses dos produtores rurais, especialmente os que atuam na produção de leite. 

“O grande problema enfrentado pelo produtor é a importação descabida de leite vindo do Mercosul. Isso tem feito com que muitos deixem a sua vida, a produção e venham pra cidade. A produção é feita por pequenos e médios produtores, praticamente agricultura familiar, e isso gera na cidade um desgaste muito grande, porque essas pessoas não sabem fazer outras coisas.“

Circuito turístico rota do triângulo

Outro assunto abordado foi “Conhecendo o Circuito Turístico Rota do Triângulo”, que visa explorar o potencial turístico da região e discutir estratégias para impulsionar o setor. Com isso, desenvolver o turismo sustentável e regionalizado junto aos municípios associados, estabelecendo e fortalecendo parcerias para a geração de negócios ligados ao turismo na região, promovendo a valorização da identidade cultural. 

“Além da gente buscar os de fora, nós precisamos despertar na pessoa da localidade o interesse pelo pelo turismo local, porque tem muita gente que não sabe do potencial da região. É preciso pensar em parcerias que vão dar incentivo aos artesãos, a criação de eventos culturais que valorizam a culinária de Minas. Tudo isso fomenta a geração de emprego e renda”, explica Fátima Mafra.

Qualificar para desenvolver 

Ainda no campo de ações políticas com impacto local, foi apresentada a experiência do município do Prata, intitulada “Qualificar para Desenvolver, oportunizando com látex”. Esse projeto vem se destacando como exemplo de sucesso na promoção da qualificação de mão de obra local.

“O nosso projeto é qualificar a mão de obra local para trabalhar na sangria da seringueira, porque não tinha um pessoal qualificado no município. Esse modelo que está na cidade do Prata, além de impactar, serve de inspiração para outras cidades associadas”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação do Prata, Elson Alves Ferreira. 

 Educação

Outro ponto relevante apresentado foi o “Plano de Desenvolvimento Institucional do IFTM” (Instituto Federal do Triângulo Mineiro), com o objetivo de alinhar expectativas com as prefeituras no âmbito da AMVAP. Atualmente, há unidades em Campina Verde, Ituiutaba, Uberlândia, Uberaba, Patos e Patrocínio e Paracatu. 

“Nós temos um forte compromisso com o desenvolvimento regional, já que os institutos foram criados para contribuir para arranjos produtivos locais, e como a gente está construindo nossos planos de expansão, achamos muito importante vir falar sobre isso. É preciso estar presente porque nós temos muitos campings aqui na região, e podemos fazer parceria com as prefeituras, por meio de polos”, afirma a reitora Deborah Bonnas.