Boas práticas de implementação dos ODS são apresentadas em evento

Notícias Gerais

Apresentar aos gestores internacionais as boas práticas de Municípios, governos estaduais e da Confederação Nacional de Municípios (CNM) no que se refere aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foi objetivo da segunda plenária da Taller Internacional de Implementacion de los Objetivos de Desarrollo Sostenibole, nesta quarta-feira, 12 de dezembro.

O primeiro palestrante da mesa foi o prefeito de Santa Cruz do Sul (RS), Paulo Cezar Kohlrausch. O gestor é um dos cinco premiados pela CNM no projeto Municiência – parte do Projeto UniverCidades, uma plataforma para o desenvolvimento e a governança municipal, que tem como objetivo contribuir também para o fortalecimento de capacidades locais de implementação de políticas públicas.

O prefeito falou do projeto Santa Clara Tem Valor, que visa a garantir a sustentabilidade econômica do Município. “Você não faz um plano de governo para o Município ou para a prefeitura. Você faz um plano de governo para as pessoas”, afirma prefeito de Santa Clara do Sul (RS), Paulo Cezar Kohlrausch, ao apresentar o projeto.

Dentro do assunto, a consultora e coordenadora do Municíência na CNM, Denise Messias, detalhou a iniciativa da CNM e explicou a metodologia do projeto aos participantes. A especialista afirmou que o projeto tem o objetivo de identificar, analisar, promover e compartilhar experiências inovadoras implementadas pelos prefeitos brasileiros.

Messias fez uma apresentação destacando o histórico do projeto e a importância de a CNM reconhecer os gestores que têm buscado alternativas inovadoras para os seus Municípios, além de disponibilizar soluções adaptáveis e acessíveis para outros Municípios brasileiros.

Lawrence Pinto, que é representante da secretaria de Planejamento do Governo do Distrito Federal, apresentou implementação da Agenda 2030 e Localização dos ODS pelo governo de Brasília. “Nós fizemos uma pesquisa interna no governo com os colaboradores e ficamos surpreendidos com a dificuldades de comunicar e explicar o que são os ODS e a importância deles para a população”, contou Lawrence.

Em sua apresentação, o representante do GDF ressaltou o trabalho desenvolvido pelo governo e destacou algumas iniciativas que foram reconhecidas internacionalmente como o encerramento do lixão do Distrito Federal – considerado o segundo maior lixão a céu aberto do mundo.

Após as apresentações, os gestores nacionais e internacionais puderam debater as experiências apresentadas, além de sanar dúvidas sobre elas. O evento sobre os ODS segue na tarde desta quarta-feira na sede da entidade.

Portal CNM