Capinópolis se prepara para vacinação contra a gripe

Sem categoria

Em 2016, no Estado de Minas Gerais, até o dia (14/04/2016) foram confirmados 34 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza. Destes casos, 10 evoluíram para óbito. Dos 10 óbitos por influenza: 4 por influenza A(H1N1)pdm09; 2 por influenza B e 4 por influenza A não subtipado. Dois desses óbitos foram registrados em Frutal

As Unidades de Saúde dos PSFs estarão abertas a partir do dia 30 de abril para a realização da campanha de vacinação contra a gripe.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está recomendando a todos os municípios mineiros que deem início à Campanha de Vacinação contra Gripe no próximo dia 25 de abril (segunda-feira). A orientação para a antecipação se dá pela detecção, por parte da Vigilância Epidemiológica da SES-MG, do predomínio da circulação do vírus Influenza A (H1N1) dentre os demais vírus respiratórios; e atende também a solicitações feitas pelos próprios municípios mineiros. “Determinando uma data única, conseguimos evitar que pessoas que devem se vacinar tenham que se deslocar de seus municípios a outros, e assim minimizar possíveis problemas de desabastecimento localizados”, explicou o superintendente de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES-MG, Rodrigo Said.

Foto: Ascom Capinópolis
Foto: Ascom Capinópolis

Em Capinópolis, segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Maria Nazaré Costa, não haverá antecipação, sendo o Dia D em 30/04, data de início da campanha no município.

A meta é vacinar 80% do público alvo definido pelo Ministério da Saúde, composto por cerca de 4,9 milhões de pessoas, entre idosos acima de 60 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, crianças entre seis meses e 5 anos de idade, profissionais de saúde, indígenas, além dos doentes crônicos, como pessoas com diabetes, asma, bronquite e hipertensão, dentre outros grupos. Em 2015, Minas Gerais atingiu 91% do público prioritário da Campanha.

A SES-MG também orienta a população a adotar hábitos simples, porém muito eficazes para reduzir o risco de adquirir ou transmitir a gripe. Lavar bem as mãos com água e sabão com frequência; utilizar o antebraço ou o lenço de papel quando for tossir ou espirrar – evitando assim cobrir a boca com as mãos; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes bem ventilados são algumas das medidas que podem ser tomadas por todos.

Ascom Capinópolis