Em Belo Horizonte, AMM e associações microrregionais debatem pauta municipalista e a consolidação da nova lei das associações

Notícias Gerais

A manhã desta quarta-feira, 24 de abril, foi marcada por um importante evento na sede da Associação Mineira de Municípios (AMM), em Belo Horizonte. Presidentes, secretários-executivos e representantes de mais de 30 microrregionais de Minas Gerais se reuniram para conhecer os resultados do projeto “AMM nas Micros” e debater os desafios e impactos da nova lei das associações. O encontro também foi um momento para destacar a importância do associativismo na busca por resultados e na execução de uma gestão pública eficiente.

“É um balanço muito positivo, fechando o nosso projeto AMM nas Micros com esse grande encontro em BH, dando feedback para todas as micros e tirando vários encaminhamentos e entendimentos. Também deixamos muito claro que a gente precisa estar unido, principalmente nessa transição de mandato, mostrando a força e a importância que é cada micro no conjunto global da AMM”, disse o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, sobre a reunião.

O “AMM nas Micros” percorreu todas as regiões do estado nos últimos dois anos, conhecendo as demandas locais e fornecendo capacitação e esclarecimentos para os gestores e agentes públicos municipais. Foram 30 eventos, em 36 micros, com a participação de mais de duas mil pessoas, e entre eles, cerca de 500 prefeitos.

 

Lei das Associações

Durante a reunião, também foi promovido um diálogo, orientado pelo assessor jurídico da AMM, Thiago Ferreira, sobre a nova lei de associações e suas implicações nas microrregionais. Dr. Marcos Vinicius e todos os presentes se mostraram preocupados com o impacto da lei no funcionamento das associações microrregionais, buscando entender pontos cruciais e chegar a uma cartilha unificada para orientar os gestores e administradores das entidades.

Um destaque da reunião foi a formação de uma comissão, composta por representantes de todas as regiões, para debater diversos assuntos de interesse comum, como a prorrogação e adaptação da nova lei das associações. “E, além disso, tirar novas pautas, melhorar a nossa articulação e, com isso, fazer crescer ainda mais a representatividade que a gente faz nas nossas cidades para, cada vez mais, fazer o protagonismo da gestão local”, disse Dr. Marcos.

Resultados

Os participantes da reunião também conheceram mais sobre as ações e mudanças estratégicas que aconteceram na AMM desde o início da gestão do atual presidente, baseadas numa boa governança e modernização da gestão da entidade, explicadas pelo coordenador-geral de estratégia e gestão da AMM, Vladimir Azevedo.

Já os serviços que a entidade oferece aos seus afiliados foram apresentados pelo coordenador da AMM, Rodrigo Lázaro, que destacou a validade do Diário On-Line, assim como a importância do Observatório AMM.

O coordenador Ângelo Roncalli também destacou aos presentes a série de eventos que será promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre a reforma tributária e o impacto que ela pode causar nas administrações municipais.  

Homenagem

Na oportunidade, o presidente da AMM recebeu homenagens por sua atuação em defesa da causa municipalistas das microrregionais: Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Pardo (Amarp) e Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Sapucaí (Amesp).

39º CMM

Além disso, o 39º Congresso Mineiro de Municípios, agendado para os dias 4 e 5 de junho, no Expominas foi discutido durante a reunião. Os participantes foram orientados a promover o evento em suas regiões, visando a divulgação e a participação ativa no maior evento municipalista estadual do país.

Presença

Participaram da reunião representantes das seguintes microrregionais:

Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Jequitinhonha (AMAJE);  Associação dos Municípios da Microrregião Alto Paranaíba (AMAPAR); Associação dos Municípios do Alto Rio Grande (AMARGE); Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Pardo (AMARP); Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí (AMASP); Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Sapucaí (AMBASP); Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (AMNOR); Associação dos Municípios Microrregião do Vale do Paraibuna (AMPAR); Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Mucuri (AMUC); Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (ARDOCE); Associação dos Municípios do Lago de Furnas (ALAGO); Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Grande (AMALG); Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba (AMALPA); Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Piranga (AMAPI); Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Rio das Velhas (AMAV); Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Jequitinhonha (AMEJE); Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (AMEPI); Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Sapucaí (AMESP); Associação Microrregional dos Municípios da Mantiqueira (AMMA); Associação Microrregional dos Municípios da Zona da Mata (AMMAN); Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Espinhaço (AMME); Associação dos Municípios do Vale do Aço (AMVA); Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP); Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica (AMVI); Associação do Municípios da Microrregião do Leste de Minas (ASSOLESTE); Nova Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Jequitinhonha (NOVA AMBAJ); Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes (AMVER); Associação Dos Municípios Da Microrregião Dos Campos Das Vertentes (AMEVE) e União Geral.