Especial 40 anos: Ex-presidentes são homenageados com Medalha Amvap 40 anos pelos serviços prestados

Notícias em Destaque

Na década de 1970, a economia mineira passou por mudanças estruturais graças a um grande volume de investimento. Nesse período, o Estado reverteu a perda de posição relativa no contexto nacional. Iniciou-se então um processo de adensamento e diversificação da sua estrutura industrial, de consolidação de novos setores industriais e de ampliação da inserção nacional e internacional da economia mineira.

Foi neste cenário que surgiram os primeiros passos para criação da Amvap. O marco inicial foi com um ofício elaborado no dia 8 de novembro de 1978, que contou com a adesão de 14 prefeitos da região e marcou o início do processo.  

Legalmente, a instituição foi criada em 1981 em uma reunião que aconteceu no salão nobre do Hotel Universo, em Uberlândia. E ao longo das décadas, a Amvap contabiliza 41 presidentes que estiveram à frente da entidade. O trabalho dos gestores municipais em conjunto com profissionais das mais diferentes áreas da associação foi o responsável por posicionar a instituição entre as mais sólidas e reconhecidas em Minas Gerais.

Clique aqui e assista o vídeo institucional 40 anos Amvap.

Na celebração de aniversário, realizada na última sexta-feira (26/11), ex-presidentes e autoridades foram homenageados com a Medalha Amvap 40 anos. O que para o ex-prefeito de Campina Verde e ex-presidente da associação, Fradique Gurita da Silva, receber a honraria é um reconhecimento. “É uma forma de buscar a união e fortalecimento, porque às vezes o prefeito entra e sai da Amvap e quando vê que é lembrado vai ter sempre o interesse de participar”.

Segundo o presidente da associação, Wender Luciano, a entidade é formada por gente que focou no trabalho em primeiro lugar. “É uma honraria para lembrar de todos que fizeram as quatro décadas. Pessoas que foram nossos parceiros, das mais diferentes tendências políticas, mas que sempre fizeram em prol do povo”.

Em 2016 a Amvap deu mais um passo importante na consolidação como entidade referência em Minas Gerais. A cadeira da presidência foi ocupada pela primeira vez por uma mulher. A então prefeita de Capinópolis, Dinair Isaac, ficou à frente da entidade por um ano e teve como objetivo dar continuidade nos trabalhos anteriores.

“Na nossa gestão tivemos a preocupação de levar a Amvap aos municípios, fazendo as assembleias e permitindo que a população participasse e conhecesse, através da fala dos prefeitos, a dificuldade naqueles momentos”, lembra Dinair.

Em quatro décadas de trajetória, os presidentes, que tiveram a missão de representar os municípios, enfrentaram os mais diferentes cenários político e econômico nas esferas local e estadual. Com o amparo da Amvap foi possível criar ações que resultaram no fortalecimento das cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

“As cidades têm que se envolver, ninguém consegue se desenvolver sozinho. A Amvap consegue dar contribuições para o trabalho dos municípios. O modelo de consórcios é fundamental e espero que a associação continue realizando este trabalho”, afirma Gilmar Machado, ex-prefeito de Uberlândia e ex-presidente da Amvap.

Clique aqui e assista a cobertura do evento de 40 anos Amvap.