Minas tem cerca de quatro mil inscritos como mesários voluntários em dois meses

Notícias Gerais

De abril até maio deste ano, quase quatro mil eleitores se inscreveram para serem mesários voluntários em Minas Gerais. Até o momento, o TRE já conta com quase 160 mil mesários voluntários cadastrados em seu banco de dados, distribuídos entre as 351 zonas eleitorais do Estado. Para a realização das eleições, devem ser necessárias 190 mil pessoas para trabalhar nas mesas receptorasem Minas. No País, o número chega a quase dois milhões.

Em 2010, ano em que ocorreram as últimas eleições federais e presidenciais, cerca de 60% dos mesários eram voluntáriosem Minas Gerais. Já em 2012, último ano eleitoral, esse número subiu para 75%.

A partir do dia 10 de junho, a Justiça Eleitoral começa a nomear os mesários que irão participar nas Eleições 2014. A lista dos convocados será publicada oficialmente, por cada cartório eleitoral, até o dia 6 de agosto.

04-06 Mesario Eleicoes

Campanha Mesário Voluntário

Para que o número de voluntários aumente ainda mais nas Eleições 2014, aJustiça Eleitoral mineira mantém, desde março, campanha para divulgar o programa Mesário Voluntário.

Para se inscrever no programa Mesário Voluntário, basta acessar o site do TRE-MG e preencher uma ficha. Quem preferir pode ir pessoalmente ao cartório eleitoral mais próximo de sua residência e preencher a ficha pessoalmente. O eleitor que se inscreve como mesário demonstra para a Justiça Eleitoral que gostaria de trabalhar como mesário, mas não é garantido que ele será nomeado, já que o eleitor inscrito não pode cair em nenhum dos impedimentos legais para exercer a função e deve haver vaga na seção de votação.

Impedimentos para exercer a função de mesário

Não podem ser mesários, segundo o Código Eleitoral, os candidatos, seus cônjuges e seus parentes até o segundo grau, os membros de diretórios de partidos políticos que exerçam função executiva, as autoridades e agentes policiais, os funcionários que exerçam cargos de confiança no poder Executivo, aqueles que trabalhem na Justiça Eleitoral e os eleitores com menos de 18 anos.

Vantagens de ser um mesário

Quem trabalha nas eleições como mesário tem o direito de se ausentar de seu emprego pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições e nos dias em que participou de treinamentos da Justiça Eleitoral. O mesário também tem o direito de receber um auxílio-alimentação que, neste ano, será no valor de R$25,00 por turno trabalhado. Além disso, o exercício da função de mesário pode ser critério de desempate para nomeação por concurso em cargos públicos, caso haja essa previsão no edital. Contudo, a principal vantagem de ser mesário é poder atuar, ativamente, no processo democrático do país, dando a sua contribuição para o bom andamento das eleições.

Agência TRE-MG