Olho Vivo é um grande investimento em segurança para Ituiutaba

Nossos Municípios

Estudos apontam que a participação mais efetiva das Prefeituras no combate à violência é fundamental para diminuir os índices de criminalidade, mesmo sendo essa uma responsabilidade do Estado e da União.

Em Ituiutaba, projetos sociais ajudam a dar condição de trabalho através de capacitação, a jovens e adolescentes em situação de risco, num belíssimo papel social desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social por intermédio dos Cras – Centro de Referência em Assistência Social.

Recentemente, a Prefeitura repassou a uma entidade cerca de R$ 1 milhão para a construção de um Centro de Recuperação para Menores, numa parceria junto com o Ministério Público.

A construção da Praça da Juventude no bairro Natal, que deverá ser inaugurada em breve, também se torna mais um espaço voltado para atividades que envolvem jovens e adolescentes os tirando das ruas, onde ficam muito vulneráveis quanto aos riscos da criminalidade.

Foto: Ascom Ituiutaba
Foto: Ascom Ituiutaba

Mas, o grande investimento que coloca Ituiutaba dentre os municípios brasileiros que buscam soluções para diminuir a criminalidade está o Projeto Olho Vivo, onde está sendo concluído o processo de instalação de 16 câmeras de segurança nessa primeira etapa, abrangendo o centro comercial, dando condições para que o combate à criminalidade possa ter melhores resultados. “Estamos vendo o trabalho efetivo da Polícia Militar e Polícia Civil, não só no combate a roubos e furtos, como e, principalmente, no tráfico de drogas, e esse instrumento que está sendo instalado será mais uma ferramenta para esse trabalho”, avalia o prefeito de Ituiutaba, Luiz Pedro.

Nessa primeira etapa, 16 câmeras estarão numa vigilância de 24 horas no Centro da cidade, recurso investido pelo Governo do Estado, sendo que numa segunda etapa, outras 16 câmeras serão instaladas, inclusive nas entradas da cidade, onde os recursos a serem empregados é da própria Prefeitura Municipal.

Segundo o diretor de TI – Tecnologia da Informação – da Prefeitura, André Barreto, algumas câmeras já estão funcionando em teste, e, dentro de algumas semanas, todas elas estarão em atividade, monitoradas dentro do Batalhão da Polícia Militar.

“O Projeto Olho Vivo é uma realidade para Ituiutaba e esperamos que os resultados sejam positivos e possam oferecer melhor segurança para os cidadãos tijucano que se dirigem para a região central da cidade para suas compras ou mesmo para o trabalho”, avalia o prefeito Luiz Pedro.

Ascom Ituiutaba