Prefeitura de Uberlândia anuncia novos investimentos em fornecimento de água e mobilidade urbana

Sem categoria

Com a proposta de atender todas as regiões de Uberlândia, com obras e serviços em diversos segmentos, o prefeito Odelmo Leão assinou, nesta terça-feira (1º), duas ordens de serviço para importantes obras voltadas à qualidade de vida em Uberlândia. Uma das autorizações é para o início da construção de adutora de água tratada para atender a região Oeste. Já a outra ordem de serviço diz respeito à implantação de ciclovia na região Norte. O evento para as assinaturas foi realizado na sala de reuniões do gabinete do prefeito, no Centro Administrativo Municipal, e acompanhado por diversas autoridades.

“Esses investimentos somam-se às nossas políticas públicas de modernização da infraestrutura de Uberlândia, dando maior segurança no acesso da população a recursos básicos, como os que envolvem água tratada e o direito de ir e vir. Continuamos trabalhando diuturnamente, fazendo o que é possível ser feito, em benefício do povo de Uberlândia”, disse o prefeito.

 

Adutora de água tratada

A adutora de água tratada será instalada entre o Centro de Reservação Santo Inácio e o Centro de Reservação Canaã, na região Oeste, e terá a extensão de 3,2 quilômetros (km). A obra garantirá uma melhor utilização de estruturas já montadas nos dois centros de reservação e se tornou necessária para atender, principalmente, os bairros Pequis e Monte Hebron e a novos empreendimentos nos setores denominados Chácaras Panorama, Bela Vista e Rancho Alegre. O serviço será executado por uma empresa contratada via licitação.

A nova adutora faz parte do contrato para ampliar a infraestrutura em saneamento na cidade, firmado, neste mês, entre a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal. O acordo prevê o investimento de R$ 100 milhões, obtido por meio de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa III), em obras que beneficiarão diversos bairros.

“A adutora vai integrar um eixo em grande desenvolvimento, além de compor o investimento feito no emissário do Córrego do Óleo. Esse investimento na região proporciona a criação de até 33 mil novas unidades habitacionais”, destacou o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Renato Rezende.

 

Malha cicloviária em expansão

Dando continuidade ao projeto de expansão da malha cicloviária de Uberlândia, o prefeito também assinou uma ordem de serviço para a construção de 4,05 km de pista na avenida Cleanto Vieira Gonçalves e ruas Ignez Favato e 1º de Janeiro, na região Norte.

As três vias são interligadas e recebem um grande fluxo de pessoas e veículos que se deslocam, sobretudo, para os bairros Presidente Roosevelt, Maravilha, Pacaembu, Santa Rosa e Distrito Industrial. Pelo local também circulam ônibus do Sistema Integrado de Transporte (SIT), como as linhas T151 (Terminal Industrial/Terminal Central) e A146 (Liberdade/Terminal Central). O serviço será executado pela empresa licitada Sigma Engenharia e Construção Ltda.

 “A malha cicloviária de Uberlândia tem em torno de 90 km de extensão e nossa ideia é conectar as regiões, integrando as ciclovias existentes e as demais que estão em construção. O foco da gestão é investir em mobilidade urbana, de todas as formas”, contou o secretário de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves.

Essa é a terceira expansão da malha cicloviária anunciada para este ano. Em janeiro, foi anunciada a construção de 11 km passando pelas avenidas Anselmo Alves dos Santos, Rui de Castro Alves, Sacadura Cabral e Dr. Vicente Salles Guimarães, no setor Leste. Em maio, foi dada autorização para a construção de 14 km desse tipo de infraestrutura na região Oeste da cidade.

 

ASCOM Uberlândia