Proposta obriga governo criar número unificado de emergência para todo o Brasil

Notícias Gerais

Uma proposta em tramitação na Câmara obriga o governo federal a criar um número de telefone de emergência para todo o território nacional. A proposta estabelece ainda que concessionárias de serviços públicos de radiodifusão sonora, inclusive comunitárias, de sons e imagens e de telefonia celular têm obrigação de colaborar com o interesse público, por meio da divulgação de alertas sobre a possibilidade de ocorrência de desastres.

Atualmente o usuário deve decorar uma variedade de números. 190 para polícia militar, 192 para atendimento médico de emergência, 193 para bombeiros, 199 para defesa civil, 147 para polícia civil, 181 para disque-denúncia entre outros.

A adoção do número único permitirá um atendimento mais eficaz à população. Assim, o atendente, ao receber a chamada, após receber treinamento, terá condição de avaliar rapidamente a linha de ação mais apropriada a ser tomada.

Tramitação

O projeto será analisado agora pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, segue para o Plenário.

Da Agência CNM, com informação da Agência Câmara