Uberlândia: Caravana de Prevenção reabre agenda neste início de ano

Sem categoria

A Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil (SMPDDSDC) está retomando a agenda da Caravana de Prevenção, que leva oficinas culturais e palestras sobre alcoolismo, adolescência e tabagismo às escolas de Uberlândia. A ação é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe). Os diretores de escolas municipais interessados podem solicitar as atividades pelo e-mail projetos@cemepe.sme.udi.br.

Os trabalhos são realizados gratuitamente pela Diretoria de Prevenção às Drogas. Há atividades remotas, como palestras e oficinas de customização de camiseta, por exemplo, e presenciais, como intervenção artística dos espaços de educação com as oficinas de grafitti, além de oficinas de dança, desenho e rima, dentre outras. No caso dessas ações presenciais, são adotadas todas as medidas de biossegurança.  

Caravana de Prevenção

O Projeto Caravana de Prevenção às Drogas agrega um conjunto de ações de prevenção ao uso indevido de drogas lícitas e ilícitas. O objetivo é promover a cidadania do público escolar infantojuvenil, abrangendo os respectivos familiares, gestores, educadores e colaboradores das redes pública e privada de ensino. As ações realizadas em cada escola, no período de uma semana, aliam-se a outras estratégias de proteção e redução de risco, já desenvolvidas pelo poder público em Uberlândia.

Ao prestar esclarecimentos e estimular reflexões sobre a temática, junto aos estudantes e demais membros da comunidade escolar, o projeto contribui para a formação de multiplicadores na prevenção ao uso de substâncias psicoativas. Com isso, o projeto oferece suporte à toda a sociedade no enfrentamento e a consequente redução dos índices de dependência química no município.

 

ASCOM Uberlândia