Uberlândia debate projetos e ações culturais com artistas e intelectuais

Nossos Municípios

Escritores, artistas, intelectuais e jornalistas de Uberlândia se reuniram na noite desta sexta-feira (27) no Armazém Literário, no bairro Fundinho, onde acontece na última sexta-feira do mês o Projeto e Programa “Toda Sexta”. O convidado para participar desta edição foi o prefeito Gilmar Machado, que apresentou aos presentes o projeto Leitura no Ponto, uma iniciativa da Prefeitura de Uberlândia que tem como objetivo estimular a leitura no município, a partir da oferta de livros aos usuários do transporte coletivo. O colóquio teve também como premissa celebrar e valorizar a literatura uberlandense, além de promover o encontro de escritores e leitores.

“A nossa cidade é agraciada por muitos talentos que elevam o nome da cidade, e nós precisamos no mínimo reconhecê-los e apoiá-los. Deixamos claro nesse encontro que esse é o nosso objetivo e o poder público estará disponível para incentivar de maneira mais especial a nossa cultura”, afirmou o prefeito.
De acordo com o repórter do Programa Toda Sexta Aldair Reis, a participação do prefeito foi uma oportunidade de aproximação da classe artística com o poder público e de troca de experiência, buscando aprimorar os projetos e ações na área cultural.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

O advogado Rogério Barbosa participou da noite literária e parabenizou a iniciativa dos organizadores em promover esse tipo de encontro. ” O programa vem se consolidando como um exemplo de valorização do escritor local, através de ações que promovem o autor e sua obra junto à sociedade em geral. É a promoção da cultura local”, afirmou.

O “Toda Sexta” é uma atividade cultural que reúne na última sexta-feira de cada mês, no Armazém Literário, escritores, artistas, intelectuais e jornalistas, que debatem com um convidado um tema específico sobre cultura, com a finalidade de resgatar a memória e a história daqueles que fazem e ou fizeram cultura em Uberlândia e região. O projeto é uma criação do jornalista Pedro Popó e dos proprietários do espaço cultural, o escritor JB Guimarães e a professora Maria Angélica Guimarães. Desde o ano passado o projeto se transformou em programa audiovisual, sob a direção geral de Diógenes P. da Silva, produção de Renato Cury, redação de Pierre Magalhães e reportagens de Aldair Reis.

O “Leitura no Ponto” foi criado em setembro do ano passado pela Secretaria Municipal de Educação e conta com participação das secretarias municipais de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia, Cultura, Comunicação e Trânsito e Transportes. Por meio dele, os usuários do transporte coletivo têm acesso aos livros doados pela população, que ficam à disposição do público nas estações da Avenida João Naves de Ávila: cruzamento com a Avenida Cesário Alvim; em frente o Sesc; Estação Prefeitura, na Avenida João Naves de Ávila; e na Estação UAI Pampulha. Enquanto aguardam o ônibus para ir para casa ou para o trabalho, as pessoas podem pegar uma obra, levar para sua residência ou ler na própria estação. Ao término, o livro poderá ser devolvido em qualquer estação que tenha o projeto. O empréstimo não exige cadastro prévio.

Secom PMU