Uberlândia: feira leva ao público produtos fabricados por meios alternativos

Nossos Municípios

Uberlândia recebeu neste final de semana mais uma edição da Feira Regional de Economia Popular Solidária do Triângulo Mineiro, na praça Tubal Vilela, centro da cidade. A abertura oficial do evento aconteceu na tarde de sábado (30/04) com a presença de várias autoridades.

Recheado de apresentações culturais, quem foi à praça teve a oportunidade de conhecer produções alternativas como artesanato, ervas medicinais, bebidas, alimentos e sabonetes. Cerca de 30 expositores de diferentes cidades da região participaram da feira.

“É a primeira vez que participo e acho interessante o entrosamento das pessoas de várias entidades e movimentos. Temos uma abertura aqui que não encontramos em outras feiras”, afirmou Eduardo Araújo Souza, representante do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e que comercializa brindes e artesanatos na feira.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Organizado pelo Fórum Regional de Economia Popular Solidária (Freps) no Triângulo Mineiro junto com o Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps), a feira conta também com incentivo do governo estadual. “É fundamental que a economia popular solidária possa se consolidar no âmbito das políticas públicas”, disse o subsecretário de Estado de Trabalho e Emprego, Antônio Lambertucci.

A economia solidária baseia-se em um formato de trabalho desenvolvido por entidades, associações, organizações, pequenos empreendedores e cooperativas. A meta é comercializar a produção de trabalhadores que não se encontram no mercado formal. A proposta busca estimular o consumo sustentável, inclusão social e geração de trabalho e renda. “Esse formato também proporciona a venda de produtos da agricultura familiar e auxilia os pequenos produtores”, destacou o recém-empossado secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Neivaldo Lima.

Secom PMU