Uberlândia intensifica acolhimento a pessoas em situação de rua durante o frio

Nossos Municípios

Além dos 160 leitos já existentes, abrigos subvencionados pelo município estão ofertando outras 150 vagas emergenciais

Desde que foi anunciada a frente fria que passa pela cidade neste fim de semana, a Prefeitura de Uberlândia intensificou o trabalho de acolhimento a pessoas em situação de rua e migrantes. Além dos já permanentes 160 leitos nos quatro abrigos subvencionados pela gestão municipal, foram abertas 150 vagas emergenciais para atender a demanda nestes dias de baixas temperaturas. Na madrugada deste sábado (6), várias pessoas que estavam em locais públicos foram abrigadas.

Jordan Henrique Santos Silva é um dos acolhidos no Ceami Santa Mônica, uma das instituições parceiras do Município. “É bom saber que, quando precisar, nós temos um local para nos abrigar, apoiar e proteger. Principalmente nessas situações, como o frio que chegou à cidade nos últimos dias. A gente agradece e pode afirmar que são locais que recebem todos de braços abertos”, ressaltou.

Tornando ainda mais intensa uma atuação que acontece ao longo de todo o ano, equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) seguirão percorrendo as vias e pontos de aglomeração para abordar as pessoas e convidá-las para se alojarem. Nos espaços, elas possuem à disposição cama, banho, alimentação, agasalhos, cobertores e demais elementos de apoio.

A diretora de Proteção Social para População de Rua e Migrantes, Vera Luce Souza Faria, explicou que as equipes da Sedesth têm trabalhado incansavelmente, principalmente neste período, para localizar desabrigados e encaminhá-los para os locais de acolhimento. “É muito importante que essas pessoas tenham o nosso apoio e, por isso, atuamos para oferecer uma condição melhor a elas”, disse.

Acolhimento

A diretriz partiu de uma determinação do prefeito Odelmo Leão, no sentido de proteger e oferecer dignidade a quem está nesta situação. “A questão social é uma das nossas prioridades. Colocamos em prática, desde o início de 2017, uma ampla rede de apoio a pessoas em situação de rua. Proteger e acolher a todos são compromissos meus com o povo de Uberlândia”, destacou o prefeito.

Quem quiser relatar qualquer caso pode contatar o Centro de Referência para População de Rua e Migrante, pelo número 9 9668-5392. Também pode entrar em contato diretamente com as Organizações da Sociedade Civil parceiras do Município, confira:

Ceami Martins: rua Carmo Gifone, nº1.15.
Telefone: 3215-3746
Ceami Santa Mônica: rua João Limírio dos Anjos, nº 1.043
Telefone: 3225-3270
Icasu: rua das Paineiras, nº 1.295, bairro Jardim Célia
Telefone: 3219-2448

ASCOM Uberlândia