Uberlândia: mais escolas recebem o programa de Coleta Seletiva

Nossos Municípios

A coleta seletiva em Uberlândia já chegou às escolas municipais. Lançado em setembro pela a Prefeitura Municipal, através das secretarias de Serviços Urbanos, Educação e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), o programa Coleta Seletiva nas Escolas distribuirá contêineres para a acomodação de resíduos sólidos, úmidos e óleo de cozinha.

Na manhã desta segunda-feira (13) foi a vez da Escola Municipal Carlota de Andrade Marquez, no bairro Jardim Célia, receber os contêineres e iniciar a coleta seletiva. A escola de ensino fundamental possui cerca de 600 alunos.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Durante a entrega dos contêineres houve um bate-papo com os alunos com a intenção de motivá-los a participar e transmitir as informações aos pais e colegas. Para o diálogo, a Secretaria levou para a escola um profissional que trabalha com os resíduos. Roosevelt Martins, presidente da associação de catadores ASSO-Taiaman, disse que é importante criar uma geração de crianças politicamente corretas. “Esse trabalho que estamos fazendo dentro das escolas vai ajudar na formação dessa geração. Uma geração que não vai precisar bater sempre na mesma tecla, ela já vai crescer com a consciência ambiental”, disse.

Gabriel Nogueira Elias, 10 anos, aluno do quarto ano, entendeu bem a ideia. “Pra mim é importante, senão a escola vai ficar suja e o mundo vai ficar poluído”, disse. Já o seu amigo de classe Werick José Gomes, 10 anos, vai levar as dicas para casa. “Vou falar: Mãe, a senhora tem que separar o lixo seco do úmido. Tem que preservar o meio ambiente e cuidar da água”, disse.

Segundo a diretora, Delina Lane Calábria, a escola já desenvolve nas salas de aula trabalhos alusivos ao tema como gincana, paródias e outros. “A chegada dos contêineres é um divisor de águas. Para nós, pedagogicamente, é mais uma maneira de melhorar a qualidade do meio ambiente na escola”. Ela acrescenta que os contêineres concretizarão todos os trabalhos.

O coordenador do programa Coleta Seletiva nas Escolas, da Secretaria de Serviços Urbanos, Luiz Paulo de Melo Costa, afirmou que o trabalho nas escolas servirá para anteceder a chegada do programa em todo o bairro, pois as crianças serão multiplicadores e ajudarão a conscientizar os pais sobre a importância da coleta seletiva. “A ideia é que ensine as crianças desde cedo a fazer a separação do material reciclável, para que quando chegar lá na frente todos já estejam sabendo o que é o material reciclável. É plantar uma semente nas crianças, através da escola, de que a coleta seletiva e a questão dos resíduos é um problema de todos nós”, disse.

Foto: Secom PMU
Foto: Secom PMU

Após a entrega dos contêineres para resíduos úmidos e secos, o Dmae instalará o contêiner para a coleta de óleo de cozinha.

Ainda nesta segunda (13), a escola Freitas Azevedo, no bairro Morada Nova, receberá os contêineres. Nesta terça (14), será a vez da escola Guarda Antônio Rodrigues Nascimento, bairro dona Zulmira. Na quarta-feira (15), as escolas Inspetora France Abadia M. Santana, bairro Jardim Patrícia, e Mário Alves Araujo, no Luizote, receberão os contêineres.

Já receberam o programa as escolas Boa Vista, no bairro Tocantins, e Dr Gladsen Guerra de Rezende, Jardim Canaã, além da Carlota de Andrade Marquez, entregue na manhã de hoje.

Coleta Seletiva em Uberlândia

Atualmente, a coleta seletiva abrange mais de 40% do município, atendendo 26 bairros e totalizando uma população de mais de 250 mil habitantes, com aproximadamente 95 mil domicílios.

O volume de material coletado por mês é de 159 toneladas. O Programa de Coleta Seletiva disponibiliza três formas de coleta: porta a porta, nas associações e cooperativas de materiais recicláveis e nos Ecopontos. A coleta porta a porta é realizada por caminhão específico plotado com a logomarca do programa. Todo material recolhido pela Prefeitura é destinado para as associações e cooperativas de materiais recicláveis conveniadas ao programa.

Secom PMU