Uberlândia: Novo Consultório de Rua faz mais de quatro mil atendimentos em um ano

Nossos Municípios

Com um novo modelo de trabalho que amplia a presença na rotina das pessoas em situação de rua, a reformulação dos atendimentos do Consultório na Rua está completando um ano de serviços prestados à população. O projeto itinerante é realizado pela organização social Missão Sal da Terra, seguindo as diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde. O novo modelo conta com uma equipe multiprofissional, sendo um dos poucos no país a oferecer também atendimento médico, além de enfermagem, psicológico, assistência social e, ainda, apoio de um técnico em saúde bucal.

Desde a retomada, foram realizados 4.068 atendimentos, sendo 1.020 na área médica, 2.108 de enfermagem, 598 em psicologia e 342 de serviço social. O público atendido é, em sua maioria, adultos com idade entre 20 e 59 anos, que apresentam como principais condições crônicas o uso de substâncias psicoativas (SPA), seguido de hipertensão e transtornos mentais.

Para a retomada do projeto, foi feito um trabalho de aproximação com as pessoas em situação de rua e um mapeamento das principais necessidades dessa população. Dessa forma, ficou estabelecido que, para que o vínculo fosse efetivo, o Consultório na Rua deveria estar em locais fixos da cidade. Assim, os pacientes têm conhecimento de onde podem buscar ajuda, quando julgarem necessário.

Os pontos fixos escolhidos pela equipe foram a Praça da Bíblia e Nicolau Feres, no bairro Martins; a praça Tubal Vilela e Sérgio Pacheco, no Centro; a praça Nossa Senhora Aparecida, no bairro Aparecida; e a praça São Francisco, no bairro Tubalina. Além desses locais, o Consultório na Rua percorre pontos estratégicos dos bairros Umuarama, Minas Gerais, Jardim Célia, Panorama e alguns locais na extensão da av. Rondon Pacheco.

Reformulação

O processo de reestruturação do projeto Consultório na Rua aconteceu devido à realocação dos profissionais que foram remanejados pela alta demanda gerada pela pandemia do coronavírus. Durante esse tempo, a população vulnerável permaneceu assistida e monitorada pelas equipes das unidades de saúde.

O projeto Consultório na Rua funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Por ser itinerante, as equipes atendem em um veículo totalmente equipado em pontos específicos oferecendo diversos serviços. Em casos em que os profissionais identificarem um cuidado que fuja do padrão, o cidadão será direcionado para as unidades de saúde de apoio, que serão referenciadas de acordo com a região onde estiver a equipe.

“Os nossos serviços estão interligados com a rede de saúde. Então, no caso de algum paciente necessitar de alguma ação de urgência e emergência, o Consultório na Rua está integrado em todas as UAIs do município. Se ele precisar de uma coleta de sangue, ou outros exames, existem as unidades de referência, em cada setor da cidade, para que a gente possa atender a todas as necessidades”, afirmou a coordenadora da Atenção Primária de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Karina Kelly de Oliveira.

Todo trabalho é compartilhado e integrado às unidades de saúde da rede municipal, aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e aos demais serviços de Urgência e Emergência.

 

ASCOM Uberlândia