30 de abril – Dia D de vacinação contra a gripe e o sarampo

Notícias Gerais

Os municípios mineiros vão mobilizar a população neste domingo (30/04) para a campanha do Dia D de vacinação contra a gripe e o sarampo.

Confira os grupos convocados:

  • VACINA GRIPE: idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos.
  • VACINA SARAMPO: trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos.

Vacina contra a gripe

A assessoria técnica de Saúde da AMM alerta para a importância da imunização com a vacina Influenza contra a gripe. Na campanha nacional de vacinação, o Ministério da Saúde estima 76,5 milhões de pessoas nos grupos considerados prioritários. A previsão é que a campanha termine no dia 3 de junho.

Com o objetivo de prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e consequências nos serviços de saúde, a vacinação contra a gripe é uma estratégia do Governo Federal para minimizar a carga do vírus, reduzindo os sintomas, que também podem ser confundidos com os da Covid-19.

Confira o calendário aqui.

Vacina contra o sarampo

A Campanha Nacional contra o Sarampo de 2022 ocorrerá de forma simultânea com a Campanha de Vacinação contra a Influenza, com início em 4 de abril, e será voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), totalizando o público de 12,9 milhões de crianças nessa faixa etária, além de trabalhadores da saúde que serão convocados para atualizar a situação vacinal.

A meta é vacinar, no mínimo, 95% (12,3 milhões) dessas crianças de forma indiscriminada, independentemente da situação vacinal. Para os trabalhadores da saúde, não haverá meta de cobertura vacinal. O intuito é atualizar as doses que ainda estejam atrasadas, além de proteger esse público contra a doença, considerando o risco diante da maior exposição nos serviços de saúde.

Nesta estratégia, as vacinas tríplice viral e influenza serão ofertadas para administração na mesma visita ao serviço de saúde. A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações para redução de oportunidades perdidas de vacinação.

Calendário: 

  • De 4 de abril a 2 de maio: vacinação dos trabalhadores da saúde – juntamente com a primeira etapa da vacinação contra influenza.
  • De 3 de maio a 3 de junho de 2022: campanha de seguimento contra o Sarampo para crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) – juntamente com a segunda etapa da vacinação contra influenza.

Mais informações com a assessora técnica de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo telefone (31) 2125-2433.

 

VIA PORTAL AMM