Boa prática: Uberlândia (MG) cria Centro de Inovação em Sustentabilidade para reaproveitar lodo de tratamento de esgoto

Nossos Municípios Notícias Gerais

Uma boa prática do Município de Uberlândia (MG) na área de saneamento merece ser compartilhada. A gestão local inaugurou um Centro de Inovação em Sustentabilidade (CIS), com o objetivo de criar a primeira planta industrial do Brasil destinada à produção em larga escala de energia e fertilizantes a partir do lodo resultante do tratamento de todo o esgoto gerado na cidade.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que, na maioria dos casos, o lodo gerado em estações de tratamento de esgoto é encaminhado para aterro sanitário. Além dos custos com o aterramento, este resíduo constantemente gerado ocupa espaço no aterro, reduzindo sua vida útil.

Por isso, é preciso buscar soluções, como essa iniciativa inovadora do Município mineiro, que realiza a prestação direta dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A proposta mostra como uma gestão municipal eficiente pode encontrar uma solução para um problema constante, que é o lodo gerado do tratamento do esgoto, bem como transformá-lo em produtos com poder de gerar energia e um bom adubo para a agricultura.

Vale relembrar os gestores municipais que, de acordo com a Lei 11.445/2007, constitui como serviço público de esgotamento sanitário a disposição final dos esgotos sanitários e dos lodos originários da operação de unidades de tratamento coletivas ou individuais de forma ambientalmente adequada, incluídas fossas sépticas. O serviço deve ser prestado ou concedido pelo titular dos serviços públicos de saneamento básico.

Da Agência CNM de Notícias, com informações da Prefeitura de Uberlândia
Fotos: Divulgação/Prefeitura de Uberlândia