Minas Gerais decretará estado de emergência de saúde por causa do aumento dos casos de dengue e chikungunya

Notícias Gerais

De 1º a 22 de janeiro de 2024, a Secretaria de Estado de Saúde registrou 14.557 casos confirmados para dengue e Chikungunya no Estado

O Secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti anunciou, nesta terça-feira (23/1), que o Estado decretará emergência de saúde em decorrência das arboviroses a partir desta semana. Até o momento, foram confirmadas uma morte por dengue e uma por chikungunya em Monte Belo e Sete Lagoas, respectivamente.

“O Estado de Minas Gerais decretará emergência em saúde para facilitar que tanto a Fhemig (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais) quanto os municípios possam fazer contratações temporárias e a compra de insumos para combate mais rápido à dengue. Vamos publicar, até o final de semana, um decreto que permite ao gestor agilidade na tomada de decisão”, explicou ele.

“Nós percebemos que o pico [das arboviroses] será precoce e a nossa equipe já começou a capacitar, em todas as regiões do Estado, gestores municipais de saúde, médicos e enfermeiros para podermos evitar mais óbitos por dengue, porque boa parte dos casos são mais leves e evitáveis, e, por isso, o reforço hospitalar”, complementou.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) também divulgou que, até o dia 22 de janeiro, já foram 11.490 casos confirmados de dengue, 33.316 casos suspeitos e outros 14 óbitos em investigação em decorrência da doença, além de 3.067 confirmações de chikungunya, 4.353 casos prováveis e duas suspeitas de óbito pela doença. Há, também, dois casos prováveis de zika.

As mortes foram confirmadas pela SES-MG na coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira. Ambos os casos eram de pessoas acima de 70 anos com comorbidades.

Saiba mais sobre o assunto AQUI no Boletim da SES-MG.

E a população pode ajudar a combater os focos do mosquito. O que fazer:

*Tampar os tonéis e caixas-d’água.
*Manter as calhas sempre limpas.
*Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo.
*Manter lixeiras bem tampadas.
*Deixar ralos limpos e com aplicação de tela.
*Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia.
*Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais.
*Retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Leia também: Casos confirmados de dengue, chikungunya e zika vírus em Minas Gerais aumentam 754% em um ano

Com informações do Jornal Estado de Minas.
Foto: Rafael Mendes

Mais informações com a assessora técnica de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo WhatsApp (31) 2125-2400.

 

Via Portal AMM